SOM DA APRENDIZAGEM: VOCALIZAÇÃO DAS AVES DA CAATINGA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127350 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5672 "inscrito_id" => 13364 "titulo" => "SOM DA APRENDIZAGEM: VOCALIZAÇÃO DAS AVES DA CAATINGA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA" "resumo" => "As aves são seres que desempenham papel significativo nos ecossistemas, atuando nos processos de polinização, dispersão de sementes e como bioindicadores da qualidade ambiental. A avifauna da Caatinga no Nordeste brasileiro é rica em diversidade e muitas vezes pouco representada na literatura adotada nas escolas. Estudar o papel ecológico desses organismos torna-se de extrema importância para a preservação e manutenção da biodiversidade da vida no planeta. Diante disso, o presente trabalho buscou construir uma ferramenta metodológica utilizando vocalização de aves da Caatinga, para despertar no aluno o interesse em compreender e identificar os diferentes tipos de vocalizações, que variam de acordo com a espécie e com o significado comportamental representado. Para tanto, utilizou-se uma plataforma (arduíno) que permite criar projeções interativas com o uso de sensores. Foram utilizados pequenos cartões contendo as imagens de diferentes aves do referido ecossistema e uma curiosidade referente à sua vocalização. Ao aproximar um chaveiro com sensor do leitor conectado ao arduino, o sistema reproduz o som característico da vocalização da ave correspondente. Além disso, o uso do áudio pode contribuir para a inclusão de estudantes com deficiência visual, permitindo o acesso igualitário ao aprendizado. De acordo com as reações dos alunos após a aplicação da referida metodologia, verificou-se resultados positivos na sua interação sensorial através da percepção auditiva e do raciocínio lógico, além de um aumento significativo no engajamento durante a realização da atividade. Em razão disso, a proposta mostrou-se eficaz no incentivo à aprendizagem ativa e no uso de recursos interdisciplinares que integram ciência, tecnologia e meio ambiente, reforçando a importância da utilização de ferramentas alternativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13364_TB5672_30102025234743.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FÁBIO FREIRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FÁBIO FREIRE" "autor_email" => "fabiofreirern123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127350 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5672 "inscrito_id" => 13364 "titulo" => "SOM DA APRENDIZAGEM: VOCALIZAÇÃO DAS AVES DA CAATINGA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA" "resumo" => "As aves são seres que desempenham papel significativo nos ecossistemas, atuando nos processos de polinização, dispersão de sementes e como bioindicadores da qualidade ambiental. A avifauna da Caatinga no Nordeste brasileiro é rica em diversidade e muitas vezes pouco representada na literatura adotada nas escolas. Estudar o papel ecológico desses organismos torna-se de extrema importância para a preservação e manutenção da biodiversidade da vida no planeta. Diante disso, o presente trabalho buscou construir uma ferramenta metodológica utilizando vocalização de aves da Caatinga, para despertar no aluno o interesse em compreender e identificar os diferentes tipos de vocalizações, que variam de acordo com a espécie e com o significado comportamental representado. Para tanto, utilizou-se uma plataforma (arduíno) que permite criar projeções interativas com o uso de sensores. Foram utilizados pequenos cartões contendo as imagens de diferentes aves do referido ecossistema e uma curiosidade referente à sua vocalização. Ao aproximar um chaveiro com sensor do leitor conectado ao arduino, o sistema reproduz o som característico da vocalização da ave correspondente. Além disso, o uso do áudio pode contribuir para a inclusão de estudantes com deficiência visual, permitindo o acesso igualitário ao aprendizado. De acordo com as reações dos alunos após a aplicação da referida metodologia, verificou-se resultados positivos na sua interação sensorial através da percepção auditiva e do raciocínio lógico, além de um aumento significativo no engajamento durante a realização da atividade. Em razão disso, a proposta mostrou-se eficaz no incentivo à aprendizagem ativa e no uso de recursos interdisciplinares que integram ciência, tecnologia e meio ambiente, reforçando a importância da utilização de ferramentas alternativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13364_TB5672_30102025234743.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO FÁBIO FREIRE DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FÁBIO FREIRE" "autor_email" => "fabiofreirern123@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }