Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SOM DA APRENDIZAGEM: VOCALIZAÇÃO DAS AVES DA CAATINGA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127350
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5672
    "inscrito_id" => 13364
    "titulo" => "SOM DA APRENDIZAGEM: VOCALIZAÇÃO DAS AVES DA CAATINGA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA"
    "resumo" => "As aves são seres que desempenham papel significativo nos ecossistemas, atuando nos processos de polinização, dispersão de sementes e como bioindicadores da qualidade ambiental. A avifauna da Caatinga no Nordeste brasileiro é rica em diversidade e muitas vezes pouco representada na literatura adotada nas escolas. Estudar o papel ecológico desses organismos torna-se de extrema importância para a preservação e manutenção da biodiversidade da vida no planeta. Diante disso, o presente trabalho buscou construir uma ferramenta metodológica utilizando vocalização de aves da Caatinga, para despertar no aluno o interesse em compreender e identificar os diferentes tipos de vocalizações, que variam de acordo com a espécie e com o significado comportamental representado. Para tanto, utilizou-se uma plataforma (arduíno) que permite criar projeções interativas com o uso de sensores. Foram utilizados pequenos cartões contendo as imagens de diferentes aves do referido ecossistema e uma curiosidade referente à sua vocalização. Ao aproximar um chaveiro com sensor do leitor conectado ao arduino, o sistema reproduz o som característico da vocalização da ave correspondente. Além disso, o uso do áudio pode contribuir para a inclusão de estudantes com deficiência visual, permitindo o acesso igualitário ao aprendizado. De acordo com as reações dos alunos após a aplicação da referida metodologia, verificou-se resultados positivos na sua interação sensorial através da percepção auditiva e do raciocínio lógico, além de um aumento significativo no engajamento durante a realização da atividade. Em razão disso, a proposta mostrou-se eficaz no incentivo à aprendizagem ativa e no uso de recursos interdisciplinares que integram ciência, tecnologia e meio ambiente, reforçando a importância da utilização de ferramentas alternativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13364_TB5672_30102025234743.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO FÁBIO FREIRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO FREIRE"
    "autor_email" => "fabiofreirern123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127350
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5672
    "inscrito_id" => 13364
    "titulo" => "SOM DA APRENDIZAGEM: VOCALIZAÇÃO DAS AVES DA CAATINGA COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE ECOLOGIA"
    "resumo" => "As aves são seres que desempenham papel significativo nos ecossistemas, atuando nos processos de polinização, dispersão de sementes e como bioindicadores da qualidade ambiental. A avifauna da Caatinga no Nordeste brasileiro é rica em diversidade e muitas vezes pouco representada na literatura adotada nas escolas. Estudar o papel ecológico desses organismos torna-se de extrema importância para a preservação e manutenção da biodiversidade da vida no planeta. Diante disso, o presente trabalho buscou construir uma ferramenta metodológica utilizando vocalização de aves da Caatinga, para despertar no aluno o interesse em compreender e identificar os diferentes tipos de vocalizações, que variam de acordo com a espécie e com o significado comportamental representado. Para tanto, utilizou-se uma plataforma (arduíno) que permite criar projeções interativas com o uso de sensores. Foram utilizados pequenos cartões contendo as imagens de diferentes aves do referido ecossistema e uma curiosidade referente à sua vocalização. Ao aproximar um chaveiro com sensor do leitor conectado ao arduino, o sistema reproduz o som característico da vocalização da ave correspondente. Além disso, o uso do áudio pode contribuir para a inclusão de estudantes com deficiência visual, permitindo o acesso igualitário ao aprendizado. De acordo com as reações dos alunos após a aplicação da referida metodologia, verificou-se resultados positivos na sua interação sensorial através da percepção auditiva e do raciocínio lógico, além de um aumento significativo no engajamento durante a realização da atividade. Em razão disso, a proposta mostrou-se eficaz no incentivo à aprendizagem ativa e no uso de recursos interdisciplinares que integram ciência, tecnologia e meio ambiente, reforçando a importância da utilização de ferramentas alternativas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID13364_TB5672_30102025234743.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO FÁBIO FREIRE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO FREIRE"
    "autor_email" => "fabiofreirern123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As aves são seres que desempenham papel significativo nos ecossistemas, atuando nos processos de polinização, dispersão de sementes e como bioindicadores da qualidade ambiental. A avifauna da Caatinga no Nordeste brasileiro é rica em diversidade e muitas vezes pouco representada na literatura adotada nas escolas. Estudar o papel ecológico desses organismos torna-se de extrema importância para a preservação e manutenção da biodiversidade da vida no planeta. Diante disso, o presente trabalho buscou construir uma ferramenta metodológica utilizando vocalização de aves da Caatinga, para despertar no aluno o interesse em compreender e identificar os diferentes tipos de vocalizações, que variam de acordo com a espécie e com o significado comportamental representado. Para tanto, utilizou-se uma plataforma (arduíno) que permite criar projeções interativas com o uso de sensores. Foram utilizados pequenos cartões contendo as imagens de diferentes aves do referido ecossistema e uma curiosidade referente à sua vocalização. Ao aproximar um chaveiro com sensor do leitor conectado ao arduino, o sistema reproduz o som característico da vocalização da ave correspondente. Além disso, o uso do áudio pode contribuir para a inclusão de estudantes com deficiência visual, permitindo o acesso igualitário ao aprendizado. De acordo com as reações dos alunos após a aplicação da referida metodologia, verificou-se resultados positivos na sua interação sensorial através da percepção auditiva e do raciocínio lógico, além de um aumento significativo no engajamento durante a realização da atividade. Em razão disso, a proposta mostrou-se eficaz no incentivo à aprendizagem ativa e no uso de recursos interdisciplinares que integram ciência, tecnologia e meio ambiente, reforçando a importância da utilização de ferramentas alternativas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.