Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VAMOS DORMIR AQUI? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127452
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5911
    "inscrito_id" => 4470
    "titulo" => "VAMOS DORMIR AQUI? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de tempo integral vivenciada no CMEI Prof.ª Marilanda Bezerra de Paiva, localizada na zona oeste de Natal/RN. Em 2024 a Secretaria de Educação de Natal, em cumprimento a Meta 6 do Plano Nacional de Educação, decidiu abrir duas turmas de tempo integral em nosso CMEI, devido a ociosidade de duas salas. Com isso, iniciamos o ano letivo com reuniões de pais, fazendo o levantamento das famílias que gostariam de colocar seus filhos no tempo integral. Montadas as turmas, organizamos o corpo docente, ficando duas professoras por sala para que não houvesse quebra na rotina e planejamento. Em seguida, começamos a pensar nos horários e na rotina, pois algumas atividades precisariam ter horários deternimados, como banho, almoço, descanso/sono, parque e janta. Além disso, pensamos em atividades fora da sala, como caixa de areia, quadra, pátio e sala de leitura. Começamos, então, a pensar na organização da sala de aula, pois agora teríamos que acomodar materiais diferentes, como colchões, lençóis e itens de higiene. Alguns desses materiais foram nos enviados pela SME, e também as adequações nos banheiros, adicionado mais chuveiros para a hora do banho. Assim, iniciamos as aulas com um horário reduzido e fomos ampliando de acordo com a adaptação das crianças. Percebemos a empolgação das crianças quando chegou o dia de dormir na escola, pois já chegavam perguntando “Vamos dormir aqui?”. Muitas mudanças foram ocorrendo durante as primeiras semanas, pois muito do que planejamos não funcionou na prática, nos fazendo retomar o planejamento e também as estratégias a cada novo desafio. Foi realmente desafiador vivenciar essa modalidade de ensino, mas nos possibilitou ampliar nossa visão e experiência com crianças no tempo integral, nos levando a refletir sobre a qualidade da educação e o atendimento às crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4470_TB5911_30102025174047.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIR LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NAIR"
    "autor_email" => "nair.lisa16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127452
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 5911
    "inscrito_id" => 4470
    "titulo" => "VAMOS DORMIR AQUI? UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO TEMPO INTEGRAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de tempo integral vivenciada no CMEI Prof.ª Marilanda Bezerra de Paiva, localizada na zona oeste de Natal/RN. Em 2024 a Secretaria de Educação de Natal, em cumprimento a Meta 6 do Plano Nacional de Educação, decidiu abrir duas turmas de tempo integral em nosso CMEI, devido a ociosidade de duas salas. Com isso, iniciamos o ano letivo com reuniões de pais, fazendo o levantamento das famílias que gostariam de colocar seus filhos no tempo integral. Montadas as turmas, organizamos o corpo docente, ficando duas professoras por sala para que não houvesse quebra na rotina e planejamento. Em seguida, começamos a pensar nos horários e na rotina, pois algumas atividades precisariam ter horários deternimados, como banho, almoço, descanso/sono, parque e janta. Além disso, pensamos em atividades fora da sala, como caixa de areia, quadra, pátio e sala de leitura. Começamos, então, a pensar na organização da sala de aula, pois agora teríamos que acomodar materiais diferentes, como colchões, lençóis e itens de higiene. Alguns desses materiais foram nos enviados pela SME, e também as adequações nos banheiros, adicionado mais chuveiros para a hora do banho. Assim, iniciamos as aulas com um horário reduzido e fomos ampliando de acordo com a adaptação das crianças. Percebemos a empolgação das crianças quando chegou o dia de dormir na escola, pois já chegavam perguntando “Vamos dormir aqui?”. Muitas mudanças foram ocorrendo durante as primeiras semanas, pois muito do que planejamos não funcionou na prática, nos fazendo retomar o planejamento e também as estratégias a cada novo desafio. Foi realmente desafiador vivenciar essa modalidade de ensino, mas nos possibilitou ampliar nossa visão e experiência com crianças no tempo integral, nos levando a refletir sobre a qualidade da educação e o atendimento às crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID4470_TB5911_30102025174047.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIR LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "NAIR"
    "autor_email" => "nair.lisa16@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência de tempo integral vivenciada no CMEI Prof.ª Marilanda Bezerra de Paiva, localizada na zona oeste de Natal/RN. Em 2024 a Secretaria de Educação de Natal, em cumprimento a Meta 6 do Plano Nacional de Educação, decidiu abrir duas turmas de tempo integral em nosso CMEI, devido a ociosidade de duas salas. Com isso, iniciamos o ano letivo com reuniões de pais, fazendo o levantamento das famílias que gostariam de colocar seus filhos no tempo integral. Montadas as turmas, organizamos o corpo docente, ficando duas professoras por sala para que não houvesse quebra na rotina e planejamento. Em seguida, começamos a pensar nos horários e na rotina, pois algumas atividades precisariam ter horários deternimados, como banho, almoço, descanso/sono, parque e janta. Além disso, pensamos em atividades fora da sala, como caixa de areia, quadra, pátio e sala de leitura. Começamos, então, a pensar na organização da sala de aula, pois agora teríamos que acomodar materiais diferentes, como colchões, lençóis e itens de higiene. Alguns desses materiais foram nos enviados pela SME, e também as adequações nos banheiros, adicionado mais chuveiros para a hora do banho. Assim, iniciamos as aulas com um horário reduzido e fomos ampliando de acordo com a adaptação das crianças. Percebemos a empolgação das crianças quando chegou o dia de dormir na escola, pois já chegavam perguntando “Vamos dormir aqui?”. Muitas mudanças foram ocorrendo durante as primeiras semanas, pois muito do que planejamos não funcionou na prática, nos fazendo retomar o planejamento e também as estratégias a cada novo desafio. Foi realmente desafiador vivenciar essa modalidade de ensino, mas nos possibilitou ampliar nossa visão e experiência com crianças no tempo integral, nos levando a refletir sobre a qualidade da educação e o atendimento às crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.