A REVOLUÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127561 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6153 "inscrito_id" => 12784 "titulo" => "A REVOLUÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO" "resumo" => "Este estudo analisou os impactos das tecnologias digitais no ensino, com foco nas práticas pedagógicas e no processo de aprendizagem dos alunos. O problema central investigado foi como a integração dessas tecnologias afeta as práticas de ensino e a aprendizagem dos estudantes. O objetivo geral foi analisar as mudanças e adaptações necessárias no contexto educacional frente à revolução digital. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, utilizando artigos acadêmicos, livros e dissertações, acessados através de bases de dados científicas. Os resultados indicaram que a integração de ferramentas digitais como o YouTube e o WhatsApp promoveu um ambiente de aprendizagem interativo. No entanto, também foram identificados desafios significativos, como a falta de acesso a dispositivos tecnológicos e à internet de qualidade, além da necessidade de formação contínua para os professores. A análise dos achados sugere que, com a formação adequada e o suporte institucional, é possível superar essas barreiras e utilizar as tecnologias digitais de maneira eficaz. As considerações finais destacaram a importância de políticas públicas que incentivem a integração das TDICs na educação, promovendo uma aprendizagem eficaz. Assim, concluiu-se que, apesar dos desafios, as tecnologias digitais têm o potencial de enriquecer o processo educacional, tornando-o centrado no aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12784_TB6153_21102025175250.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SANTOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA" "autor_email" => "fatimaferreira200955@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127561 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6153 "inscrito_id" => 12784 "titulo" => "A REVOLUÇÃO DIGITAL NA EDUCAÇÃO: FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO" "resumo" => "Este estudo analisou os impactos das tecnologias digitais no ensino, com foco nas práticas pedagógicas e no processo de aprendizagem dos alunos. O problema central investigado foi como a integração dessas tecnologias afeta as práticas de ensino e a aprendizagem dos estudantes. O objetivo geral foi analisar as mudanças e adaptações necessárias no contexto educacional frente à revolução digital. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, utilizando artigos acadêmicos, livros e dissertações, acessados através de bases de dados científicas. Os resultados indicaram que a integração de ferramentas digitais como o YouTube e o WhatsApp promoveu um ambiente de aprendizagem interativo. No entanto, também foram identificados desafios significativos, como a falta de acesso a dispositivos tecnológicos e à internet de qualidade, além da necessidade de formação contínua para os professores. A análise dos achados sugere que, com a formação adequada e o suporte institucional, é possível superar essas barreiras e utilizar as tecnologias digitais de maneira eficaz. As considerações finais destacaram a importância de políticas públicas que incentivem a integração das TDICs na educação, promovendo uma aprendizagem eficaz. Assim, concluiu-se que, apesar dos desafios, as tecnologias digitais têm o potencial de enriquecer o processo educacional, tornando-o centrado no aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID12784_TB6153_21102025175250.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA SANTOS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FÁTIMA" "autor_email" => "fatimaferreira200955@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }