Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DA TECNOLOGIA PARA ACOMPANHAMENTO E AUXILIO NA MONITORIA DE BUSCA ATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Evidentemente, as escolas enfrentam desafios que muitas vezes vão além dos seus próprios muros. Existem fatores externos que dificultam a permanência dos alunos nesse ambiente, e a desistência da continuidade na formação acaba se configurando como uma questão social que precisa ser tratada através de políticas bem estruturadas. É dentro desse cenário que trago uma análise dos dados obtidos em uma pesquisa realizada enquanto monitor em uma escola estadual, apontando a necessidade de um agente atuante na busca ativa dos alunos, alguém que consiga sondar e compreender os motivos que levam à infrequência e à evasão. Essa é uma questão educacional que não se limita apenas a números, mas se relaciona diretamente com a participação e colaboração entre escola, família e comunidade. Ao analisar esses fatores, percebe-se que um acompanhamento mais próximo pode impactar significativamente a permanência dos estudantes, garantindo melhores condições para que concluam suas etapas de ensino. Quando há um esforço direcionado para entender as dificuldades que afastam esses alunos, cria-se um ambiente mais propício à permanência e ao sucesso escolar. Além disso, o uso da tecnologia surge como um recurso complementar essencial. Ferramentas digitais podem ampliar o alcance das ações, proporcionando maior eficiência no levantamento de informações e no acompanhamento dos estudantes. Dessa forma, a tecnologia não substitui o papel humano na busca ativa, mas fortalece as estratégias, tornando-as mais precisas e eficazes. Assim, aliar o trabalho de um agente responsável por essa mediação a recursos tecnológicos bem aplicados pode ser um caminho para reduzir a evasão e fortalecer a educação como um direito acessível e garantido a todos.

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