AS CONCEPÇÕES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EVIDENCIADAS NO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127650 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6348 "inscrito_id" => 8922 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EVIDENCIADAS NO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL" "resumo" => "Inovação pedagógica e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), são temáticas atuais, necessárias e potentes para construção da educação inclusiva, libertadora e transformadora. A inovação pedagógica pode ser vista em uma perspectiva emancipatória e edificante (Mello; Salomão de Freitas, 2017) e o Desenho Universal para a Aprendizagem (CAST, 2018), visa uma educação inclusiva e para todos. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa, realizada em 2025, que investigou as concepções de professores(as) da educação básica, sobre inovação pedagógica associadas ao DUA. Para tanto, foi realizada pesquisa documental, onde analisamos um livro sobre DUA, onde há relatos de educadores(as) com menções à inovação. O e-book em questão é intitulado “Práticas inspiradas no DUA [livro eletrônico]: relatos de experiências de professores da educação básica” e foi organizado por Martins e Ferreira (2024). O livro foi fruto de um curso proposto pelo projeto Tertúlias Inclusivas do Pampa, vinculado a Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé. A escolha do livro se deu por ele ser sobre o DUA e trazer relatos de experiência de profissionais da educação de diversas partes do país. Em todos os textos que faziam menção à inovação, analisamos o contexto e significados dessas palavras em cada relato de experiência. Ao todo, dos vinte e quatro capítulos, oito mencionaram algum tipo de inovação associada ao DUA. As concepções variam entre aproximar as práticas pedagógicas do contexto do estudante, modificar ambientes e metodologias, mas a principal delas é inovar para incluir os estudantes com deficiência. Concluímos que as concepções dos(as) professores(as), evidenciadas nos textos analisados, sobre a inovação pedagógica, em sua maioria, são associadas à inclusão de estudantes com deficiência e vão ao encontro da perspectiva que defendemos, em que o estudante é o protagonista do seu aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8922_TB6348_08112025185729.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE LIMA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandalima.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127650 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6348 "inscrito_id" => 8922 "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA EVIDENCIADAS NO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL" "resumo" => "Inovação pedagógica e Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), são temáticas atuais, necessárias e potentes para construção da educação inclusiva, libertadora e transformadora. A inovação pedagógica pode ser vista em uma perspectiva emancipatória e edificante (Mello; Salomão de Freitas, 2017) e o Desenho Universal para a Aprendizagem (CAST, 2018), visa uma educação inclusiva e para todos. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo apresentar uma pesquisa, realizada em 2025, que investigou as concepções de professores(as) da educação básica, sobre inovação pedagógica associadas ao DUA. Para tanto, foi realizada pesquisa documental, onde analisamos um livro sobre DUA, onde há relatos de educadores(as) com menções à inovação. O e-book em questão é intitulado “Práticas inspiradas no DUA [livro eletrônico]: relatos de experiências de professores da educação básica” e foi organizado por Martins e Ferreira (2024). O livro foi fruto de um curso proposto pelo projeto Tertúlias Inclusivas do Pampa, vinculado a Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé. A escolha do livro se deu por ele ser sobre o DUA e trazer relatos de experiência de profissionais da educação de diversas partes do país. Em todos os textos que faziam menção à inovação, analisamos o contexto e significados dessas palavras em cada relato de experiência. Ao todo, dos vinte e quatro capítulos, oito mencionaram algum tipo de inovação associada ao DUA. As concepções variam entre aproximar as práticas pedagógicas do contexto do estudante, modificar ambientes e metodologias, mas a principal delas é inovar para incluir os estudantes com deficiência. Concluímos que as concepções dos(as) professores(as), evidenciadas nos textos analisados, sobre a inovação pedagógica, em sua maioria, são associadas à inclusão de estudantes com deficiência e vão ao encontro da perspectiva que defendemos, em que o estudante é o protagonista do seu aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID8922_TB6348_08112025185729.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA DE LIMA PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandalima.aluno@unipampa.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }