NOTAS SOBRE A AFETIVIDADE, A COGNIÇÃO E A DIMENSÃO MOTORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127685 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6412 "inscrito_id" => 2774 "titulo" => "NOTAS SOBRE A AFETIVIDADE, A COGNIÇÃO E A DIMENSÃO MOTORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Educação Infantil é a primeira etapa do processo formativo do sujeito. Nela, além da criança, aprender enquanto brinca, ela percorre uma trajetória de desenvolvimento que contempla as dimensões da cognição, da afetividade e motora. Tais dimensões são contempladas na Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa de Henri Wallon. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho objetiva compreender como as dimensões da afetividade, cognição e motora se caracterizam nas ações de crianças que compõem o Grupo V de uma instituição pública de Educação Infantil da Região Metropolitana de Recife. Além disso, o trabalho propõe também analisar a partir de que atividades a educadora de referência da turma parece promover as referidas dimensões no dia a dia de sua sala de aula. Com um olhar atento para as relações presentes no processo de ensino e aprendizagem focalizando as relações criança-criança e criança-docente, o presente trabalho, surgiu de uma proposta integrativa feita por meio da disciplina de Prática Educacional, Pesquisa e Extensão — Educação Infantil (PEPE — EI) no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Os dados emergiram a partir da observação da turma durante uma semana. Assim, o presente relato busca apontar de que maneira as dimensões afetiva, cognitiva e motora se apresentam em crianças com idades entre 5 e 6 anos. Apontando as nuances entre tais dimensões, com base na Teoria Psicogenética de Henri Wallon." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2774_TB6412_10112025235107.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "Maria Melo" "autor_email" => "luiza.silvamelo@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127685 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6412 "inscrito_id" => 2774 "titulo" => "NOTAS SOBRE A AFETIVIDADE, A COGNIÇÃO E A DIMENSÃO MOTORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Educação Infantil é a primeira etapa do processo formativo do sujeito. Nela, além da criança, aprender enquanto brinca, ela percorre uma trajetória de desenvolvimento que contempla as dimensões da cognição, da afetividade e motora. Tais dimensões são contempladas na Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa de Henri Wallon. Partindo deste pressuposto, o presente trabalho objetiva compreender como as dimensões da afetividade, cognição e motora se caracterizam nas ações de crianças que compõem o Grupo V de uma instituição pública de Educação Infantil da Região Metropolitana de Recife. Além disso, o trabalho propõe também analisar a partir de que atividades a educadora de referência da turma parece promover as referidas dimensões no dia a dia de sua sala de aula. Com um olhar atento para as relações presentes no processo de ensino e aprendizagem focalizando as relações criança-criança e criança-docente, o presente trabalho, surgiu de uma proposta integrativa feita por meio da disciplina de Prática Educacional, Pesquisa e Extensão — Educação Infantil (PEPE — EI) no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Os dados emergiram a partir da observação da turma durante uma semana. Assim, o presente relato busca apontar de que maneira as dimensões afetiva, cognitiva e motora se apresentam em crianças com idades entre 5 e 6 anos. Apontando as nuances entre tais dimensões, com base na Teoria Psicogenética de Henri Wallon." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID2774_TB6412_10112025235107.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA LUIZA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "Maria Melo" "autor_email" => "luiza.silvamelo@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }