Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE TELAS E ENCONTROS: A PRESENCIALIDADE NOS EVENTOS ACADÊMICOS DA FACULDADE UNYLEYA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 127695
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6445
    "inscrito_id" => 1554
    "titulo" => "ENTRE TELAS E ENCONTROS: A PRESENCIALIDADE NOS EVENTOS ACADÊMICOS DA FACULDADE UNYLEYA"
    "resumo" => "No presente trabalho é discutida a concepção de presencialidade no contexto da Educação a Distância (EAD), partindo da premissa de que os encontros síncronos são espaços legítimos de presença acadêmica. O Núcleo de Iniciação Científica, Extensão e Pesquisa (NICEP) da Faculdade Unyleya tem entre suas competências a organização e execução de eventos acadêmicos no âmbito da graduação. A partir dessa experiência institucional, analisaram-se as ações desenvolvidas ao longo de 2024, envolvendo atividades síncronas como lives, rodas de conversa, palestras e oficinas. Tais eventos reuniram milhares de estudantes simultaneamente em ambiente virtual, sendo a emissão de mais de 5.000 certificados utilizada como principal métrica de participação, com base na assinatura das listas de presença. Os dados indicam que a presença no mesmo horário, ainda que mediada por tecnologia, contribui para a construção de vínculos, o engajamento discente e o sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica. Pesquisas de opinião realizadas após os eventos demonstraram altos índices de satisfação entre os participantes, com destaque para relatos espontâneos que revelam a comoção e o impacto positivo desses encontros. Embora o foco do NICEP esteja nos encontros síncronos online, também foram realizados seminários presenciais em Brasília e no Rio de Janeiro. Esses eventos, transmitidos em tempo real, possibilitaram a participação remota de estudantes de diversos estados, inclusive onde a presença física não era viável. Essa dinâmica evidencia que a presença acadêmica pode se consolidar na partilha intencional do tempo, mais do que na ocupação de um mesmo espaço físico. Como aporte teórico, consideram-se Horn et al. (2023), que ressaltam o papel dos encontros síncronos para o engajamento na EAD, e Juliani, Schueter e Bleicher (2017), que discutem a eficácia das webconferências na mediação pedagógica. Conclui-se que os encontros síncronos promovem uma vivência acadêmica ampliada e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1554_TB6445_30102025172856.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA GOMES CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LUANA CARNEIRO"
    "autor_email" => "luanagomescarneiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 127695
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6445
    "inscrito_id" => 1554
    "titulo" => "ENTRE TELAS E ENCONTROS: A PRESENCIALIDADE NOS EVENTOS ACADÊMICOS DA FACULDADE UNYLEYA"
    "resumo" => "No presente trabalho é discutida a concepção de presencialidade no contexto da Educação a Distância (EAD), partindo da premissa de que os encontros síncronos são espaços legítimos de presença acadêmica. O Núcleo de Iniciação Científica, Extensão e Pesquisa (NICEP) da Faculdade Unyleya tem entre suas competências a organização e execução de eventos acadêmicos no âmbito da graduação. A partir dessa experiência institucional, analisaram-se as ações desenvolvidas ao longo de 2024, envolvendo atividades síncronas como lives, rodas de conversa, palestras e oficinas. Tais eventos reuniram milhares de estudantes simultaneamente em ambiente virtual, sendo a emissão de mais de 5.000 certificados utilizada como principal métrica de participação, com base na assinatura das listas de presença. Os dados indicam que a presença no mesmo horário, ainda que mediada por tecnologia, contribui para a construção de vínculos, o engajamento discente e o sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica. Pesquisas de opinião realizadas após os eventos demonstraram altos índices de satisfação entre os participantes, com destaque para relatos espontâneos que revelam a comoção e o impacto positivo desses encontros. Embora o foco do NICEP esteja nos encontros síncronos online, também foram realizados seminários presenciais em Brasília e no Rio de Janeiro. Esses eventos, transmitidos em tempo real, possibilitaram a participação remota de estudantes de diversos estados, inclusive onde a presença física não era viável. Essa dinâmica evidencia que a presença acadêmica pode se consolidar na partilha intencional do tempo, mais do que na ocupação de um mesmo espaço físico. Como aporte teórico, consideram-se Horn et al. (2023), que ressaltam o papel dos encontros síncronos para o engajamento na EAD, e Juliani, Schueter e Bleicher (2017), que discutem a eficácia das webconferências na mediação pedagógica. Conclui-se que os encontros síncronos promovem uma vivência acadêmica ampliada e significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1554_TB6445_30102025172856.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUANA GOMES CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "LUANA CARNEIRO"
    "autor_email" => "luanagomescarneiro@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No presente trabalho é discutida a concepção de presencialidade no contexto da Educação a Distância (EAD), partindo da premissa de que os encontros síncronos são espaços legítimos de presença acadêmica. O Núcleo de Iniciação Científica, Extensão e Pesquisa (NICEP) da Faculdade Unyleya tem entre suas competências a organização e execução de eventos acadêmicos no âmbito da graduação. A partir dessa experiência institucional, analisaram-se as ações desenvolvidas ao longo de 2024, envolvendo atividades síncronas como lives, rodas de conversa, palestras e oficinas. Tais eventos reuniram milhares de estudantes simultaneamente em ambiente virtual, sendo a emissão de mais de 5.000 certificados utilizada como principal métrica de participação, com base na assinatura das listas de presença. Os dados indicam que a presença no mesmo horário, ainda que mediada por tecnologia, contribui para a construção de vínculos, o engajamento discente e o sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica. Pesquisas de opinião realizadas após os eventos demonstraram altos índices de satisfação entre os participantes, com destaque para relatos espontâneos que revelam a comoção e o impacto positivo desses encontros. Embora o foco do NICEP esteja nos encontros síncronos online, também foram realizados seminários presenciais em Brasília e no Rio de Janeiro. Esses eventos, transmitidos em tempo real, possibilitaram a participação remota de estudantes de diversos estados, inclusive onde a presença física não era viável. Essa dinâmica evidencia que a presença acadêmica pode se consolidar na partilha intencional do tempo, mais do que na ocupação de um mesmo espaço físico. Como aporte teórico, consideram-se Horn et al. (2023), que ressaltam o papel dos encontros síncronos para o engajamento na EAD, e Juliani, Schueter e Bleicher (2017), que discutem a eficácia das webconferências na mediação pedagógica. Conclui-se que os encontros síncronos promovem uma vivência acadêmica ampliada e significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.