ENTRE TELAS E ENCONTROS: A PRESENCIALIDADE NOS EVENTOS ACADÊMICOS DA FACULDADE UNYLEYA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 127695 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6445 "inscrito_id" => 1554 "titulo" => "ENTRE TELAS E ENCONTROS: A PRESENCIALIDADE NOS EVENTOS ACADÊMICOS DA FACULDADE UNYLEYA" "resumo" => "No presente trabalho é discutida a concepção de presencialidade no contexto da Educação a Distância (EAD), partindo da premissa de que os encontros síncronos são espaços legítimos de presença acadêmica. O Núcleo de Iniciação Científica, Extensão e Pesquisa (NICEP) da Faculdade Unyleya tem entre suas competências a organização e execução de eventos acadêmicos no âmbito da graduação. A partir dessa experiência institucional, analisaram-se as ações desenvolvidas ao longo de 2024, envolvendo atividades síncronas como lives, rodas de conversa, palestras e oficinas. Tais eventos reuniram milhares de estudantes simultaneamente em ambiente virtual, sendo a emissão de mais de 5.000 certificados utilizada como principal métrica de participação, com base na assinatura das listas de presença. Os dados indicam que a presença no mesmo horário, ainda que mediada por tecnologia, contribui para a construção de vínculos, o engajamento discente e o sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica. Pesquisas de opinião realizadas após os eventos demonstraram altos índices de satisfação entre os participantes, com destaque para relatos espontâneos que revelam a comoção e o impacto positivo desses encontros. Embora o foco do NICEP esteja nos encontros síncronos online, também foram realizados seminários presenciais em Brasília e no Rio de Janeiro. Esses eventos, transmitidos em tempo real, possibilitaram a participação remota de estudantes de diversos estados, inclusive onde a presença física não era viável. Essa dinâmica evidencia que a presença acadêmica pode se consolidar na partilha intencional do tempo, mais do que na ocupação de um mesmo espaço físico. Como aporte teórico, consideram-se Horn et al. (2023), que ressaltam o papel dos encontros síncronos para o engajamento na EAD, e Juliani, Schueter e Bleicher (2017), que discutem a eficácia das webconferências na mediação pedagógica. Conclui-se que os encontros síncronos promovem uma vivência acadêmica ampliada e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1554_TB6445_30102025172856.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA GOMES CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "LUANA CARNEIRO" "autor_email" => "luanagomescarneiro@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 127695 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6445 "inscrito_id" => 1554 "titulo" => "ENTRE TELAS E ENCONTROS: A PRESENCIALIDADE NOS EVENTOS ACADÊMICOS DA FACULDADE UNYLEYA" "resumo" => "No presente trabalho é discutida a concepção de presencialidade no contexto da Educação a Distância (EAD), partindo da premissa de que os encontros síncronos são espaços legítimos de presença acadêmica. O Núcleo de Iniciação Científica, Extensão e Pesquisa (NICEP) da Faculdade Unyleya tem entre suas competências a organização e execução de eventos acadêmicos no âmbito da graduação. A partir dessa experiência institucional, analisaram-se as ações desenvolvidas ao longo de 2024, envolvendo atividades síncronas como lives, rodas de conversa, palestras e oficinas. Tais eventos reuniram milhares de estudantes simultaneamente em ambiente virtual, sendo a emissão de mais de 5.000 certificados utilizada como principal métrica de participação, com base na assinatura das listas de presença. Os dados indicam que a presença no mesmo horário, ainda que mediada por tecnologia, contribui para a construção de vínculos, o engajamento discente e o sentimento de pertencimento à comunidade acadêmica. Pesquisas de opinião realizadas após os eventos demonstraram altos índices de satisfação entre os participantes, com destaque para relatos espontâneos que revelam a comoção e o impacto positivo desses encontros. Embora o foco do NICEP esteja nos encontros síncronos online, também foram realizados seminários presenciais em Brasília e no Rio de Janeiro. Esses eventos, transmitidos em tempo real, possibilitaram a participação remota de estudantes de diversos estados, inclusive onde a presença física não era viável. Essa dinâmica evidencia que a presença acadêmica pode se consolidar na partilha intencional do tempo, mais do que na ocupação de um mesmo espaço físico. Como aporte teórico, consideram-se Horn et al. (2023), que ressaltam o papel dos encontros síncronos para o engajamento na EAD, e Juliani, Schueter e Bleicher (2017), que discutem a eficácia das webconferências na mediação pedagógica. Conclui-se que os encontros síncronos promovem uma vivência acadêmica ampliada e significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID1554_TB6445_30102025172856.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA GOMES CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "LUANA CARNEIRO" "autor_email" => "luanagomescarneiro@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }