Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA SOB A ÓTICA DA CRIATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ NO SÉCULO XXI

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo, de abordagem qualitativa e natureza bibliográfica, busca compreender a escola sob a ótica do papel da criatividade para a formação cidadã no século XXI. Como objetivo geral, pretende-se analisar como a criatividade pode ser pensada e incentivada no ambiente escolar para desenvolver cidadãos críticos, autônomos e inovadores. Os objetivos específicos incluem: (1) identificar abordagens pedagógicas à luz da criatividade; (2) discutir a relação entre criatividade e pensamento crítico na formação cidadã; e (3) apresentar estratégias para integrar a criatividade no currículo escolar, bem como os desafios que permeiam as mudanças contemporâneas. Autores como Torre (2011), que apresenta a conceituação de Criatividade dentro de uma epistemologia inovadora, Paulo Freire (2013), que destaca a educação como prática da liberdade, e Ken Robinson (2011), que defende a criatividade como essencial para a aprendizagem, embasam a pesquisa. Além disso, Lev Vygotsky (2009) contribui com sua teoria sobre o desenvolvimento do pensamento e da imaginação na aprendizagem. Os principais resultados apontam que a criatividade na escola está diretamente ligada a metodologias ativas, ambientes colaborativos e estímulo ao pensamento crítico. Estratégias como projetos interdisciplinares, uso de tecnologia e gamificação mostram-se eficazes para promover a criatividade e preparar os alunos para os desafios da sociedade contemporânea. Assim, conclui-se que a escola do século XXI deve reinventar suas práticas pedagógicas para estimular a criatividade como um pilar fundamental na formação cidadã.

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