MAPEAMENTOS DAS DIFICULDADES DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TEA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128212 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7880 "inscrito_id" => 16139 "titulo" => "MAPEAMENTOS DAS DIFICULDADES DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TEA." "resumo" => "A educação inclusiva busca integrar alunos atípicos no ambiente escolar, promovendo a adaptação das metodologias de ensino às necessidades individuais de cada discente. Apesar dos avanços, muitos professores ainda enfrentam grandes desafios para implementar práticas inclusivas de forma eficaz, principalmente no atendimento a alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando esse cenário, tornou-se necessário investigar, dentro do contexto educacional, quais são as principais barreiras enfrentadas pelos docentes e identificar soluções práticas que possam auxiliar no desenvolvimento de metodologias mais acessíveis. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender as dificuldades dos professores na educação de alunos com TEA, além de propor estratégias que possam auxiliar na promoção de um ambiente inclusivo em sala. Foram realizadas entrevistas com professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental do município de Mogeiro-PB, utilizando questionários semiestruturados elaborados no Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional (LISE) e aplicados por estudantes do 9º ano, posteriormente analisados utilizando porcentagem simples. Os dados revelaram que a adaptação de conteúdos (15%), a falta de tempo para desenvolver atividades (15%), a falta de recursos específicos para o atendimento às demandas dos alunos (40%) e a falta de capacitação (30%) foram as principais dificuldades relatadas pelos professores. As barreiras listadas pelos professores revelam a necessidade de desenvolver modelos e ferramentas pedagógicas, além da promoção de formações continuadas para capacitação dos profissionais. Para tal, os dados obtidos fomentaram o desenvolvimento da plataforma AutismMind, que auxilia no desenvolvimento de atividades lúdicas utilizando o Picture Exchange Communication System (PECS), possuindo os instrumentos necessários que facilitam na elaboração de exercícios, além de formações continuadas relacionadas à integração da educação inclusiva para estes professores como uma saída para as barreiras apresentadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16139_TB7880_30102025234203.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUCAS DA SILVA FRANCISCO" "autor_nome_curto" => "Lucas" "autor_email" => "lucas4profissional2cnv@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128212 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7880 "inscrito_id" => 16139 "titulo" => "MAPEAMENTOS DAS DIFICULDADES DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS COM TEA." "resumo" => "A educação inclusiva busca integrar alunos atípicos no ambiente escolar, promovendo a adaptação das metodologias de ensino às necessidades individuais de cada discente. Apesar dos avanços, muitos professores ainda enfrentam grandes desafios para implementar práticas inclusivas de forma eficaz, principalmente no atendimento a alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Considerando esse cenário, tornou-se necessário investigar, dentro do contexto educacional, quais são as principais barreiras enfrentadas pelos docentes e identificar soluções práticas que possam auxiliar no desenvolvimento de metodologias mais acessíveis. Assim, o objetivo deste trabalho foi compreender as dificuldades dos professores na educação de alunos com TEA, além de propor estratégias que possam auxiliar na promoção de um ambiente inclusivo em sala. Foram realizadas entrevistas com professores dos anos iniciais e finais do ensino fundamental do município de Mogeiro-PB, utilizando questionários semiestruturados elaborados no Laboratório de Inovação e Sustentabilidade Educacional (LISE) e aplicados por estudantes do 9º ano, posteriormente analisados utilizando porcentagem simples. Os dados revelaram que a adaptação de conteúdos (15%), a falta de tempo para desenvolver atividades (15%), a falta de recursos específicos para o atendimento às demandas dos alunos (40%) e a falta de capacitação (30%) foram as principais dificuldades relatadas pelos professores. As barreiras listadas pelos professores revelam a necessidade de desenvolver modelos e ferramentas pedagógicas, além da promoção de formações continuadas para capacitação dos profissionais. Para tal, os dados obtidos fomentaram o desenvolvimento da plataforma AutismMind, que auxilia no desenvolvimento de atividades lúdicas utilizando o Picture Exchange Communication System (PECS), possuindo os instrumentos necessários que facilitam na elaboração de exercícios, além de formações continuadas relacionadas à integração da educação inclusiva para estes professores como uma saída para as barreiras apresentadas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16139_TB7880_30102025234203.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUCAS DA SILVA FRANCISCO" "autor_nome_curto" => "Lucas" "autor_email" => "lucas4profissional2cnv@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }