Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GAME OVER OU LEVEL UP? A GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo investiga a gamificação como estratégia pedagógica no ensino de língua inglesa na educação básica, a partir do relato das experiências vivenciadas nas disciplinas de Estágio Supervisionado do curso de Letras – Português e Inglês do Centro Universitário de Patos. A pesquisa busca compreender como a inserção de elementos gamificados nas práticas docentes pode contribuir para o engajamento dos estudantes, a motivação no aprendizado e o desenvolvimento de competências linguísticas. Fundamentado em autores como Gerson Quadros, Meire Tribucci e Vilson Leffa, o trabalho analisa a influência da ludicidade e das dinâmicas interativas na construção do conhecimento, abordando aspectos como desafios, recompensas e progressão de níveis na estrutura das intervenções realizadas durante os estágios. Por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter descritivo, combinando pesquisa narrativa e revisão bibliográfica, são descritas e analisadas as práticas pedagógicas desenvolvidas, destacando os impactos observados na interação dos alunos com a língua estrangeira e na sua percepção sobre o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados apontam que a gamificação se mostra como um recurso eficiente para tornar o ensino mais dinâmico e participativo, minimizando barreiras sociais e proporcionando maior aproximação entre os conteúdos trabalhados e a realidade dos estudantes. Além disso, observa-se que a aplicação de estratégias gamificadas contribui para a melhoria da proficiência oral e para a criação de um ambiente mais estimulante, favorecendo a autonomia e o envolvimento dos alunos no aprendizado da língua inglesa.

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