AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO DA INFORMÁTICA BÁSICA: O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128025 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7278 "inscrito_id" => 7834 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO DA INFORMÁTICA BÁSICA: O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A sociedade contemporânea está em constante interação com as tecnologias digitais, que permeiam diversos setores da vida cotidiana, incluindo a educação. No sertão de Pernambuco, essa realidade é marcada por escolas municipais que enfrentam infraestrutura tecnológica precária, com laboratórios de informática insuficientemente equipados, baixa conectividade e falta de professores especializados. Como consequência, a carência de formação digital entre os alunos é evidente, especialmente no uso de ferramentas básicas de edição de texto, slides, armazenamento de dados e segurança digital, que são habilidades essenciais para a vida acadêmica dos estudantes nesta fase. Esse cenário reflete a necessidade urgente de intervenções pedagógicas e projetos que possam atuar como catalisadores na redução da exclusão digital e no desenvolvimento de habilidades críticas e participativas. Diante disso, este trabalho descreve a atuação de discentes do curso de Licenciatura em Computação do IFPE Campus Afogados da Ingazeira no âmbito do PIBID/CAPES, que aplicaram uma avaliação diagnóstica em uma turma do 9º ano do Centro de Excelência Municipal Dom João José da Mota e Albuquerque em parceria com o professor da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso Fundamental - TCF. O instrumento utilizado foi um questionário impresso com perguntas objetivas sobre a utilização e domínio destas ferramentas. Inicialmente, os alunos demonstraram conhecimento fragmentado ou inexistente, evidenciando a deficiência na educação tecnológica. Após intervenções pedagógicas baseadas em Morais et al. (2018), Luckesi (1984) e Libâneo (1994), Observou-se um avanço significativo, pois os estudantes passaram a produzir textos acadêmicos formatados em ABNT, utilizando editores de texto. O professor parceiro destacou a relevância do projeto, que atuou como catalisador na redução da exclusão digital e no desenvolvimento de habilidades críticas e participativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7834_TB7278_30102025230542.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS DA SILVA SOUTO" "autor_nome_curto" => "ANTONIO" "autor_email" => "antonio.souto@afogados.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128025 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7278 "inscrito_id" => 7834 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO DA INFORMÁTICA BÁSICA: O PAPEL DO PIBID NA FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A sociedade contemporânea está em constante interação com as tecnologias digitais, que permeiam diversos setores da vida cotidiana, incluindo a educação. No sertão de Pernambuco, essa realidade é marcada por escolas municipais que enfrentam infraestrutura tecnológica precária, com laboratórios de informática insuficientemente equipados, baixa conectividade e falta de professores especializados. Como consequência, a carência de formação digital entre os alunos é evidente, especialmente no uso de ferramentas básicas de edição de texto, slides, armazenamento de dados e segurança digital, que são habilidades essenciais para a vida acadêmica dos estudantes nesta fase. Esse cenário reflete a necessidade urgente de intervenções pedagógicas e projetos que possam atuar como catalisadores na redução da exclusão digital e no desenvolvimento de habilidades críticas e participativas. Diante disso, este trabalho descreve a atuação de discentes do curso de Licenciatura em Computação do IFPE Campus Afogados da Ingazeira no âmbito do PIBID/CAPES, que aplicaram uma avaliação diagnóstica em uma turma do 9º ano do Centro de Excelência Municipal Dom João José da Mota e Albuquerque em parceria com o professor da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso Fundamental - TCF. O instrumento utilizado foi um questionário impresso com perguntas objetivas sobre a utilização e domínio destas ferramentas. Inicialmente, os alunos demonstraram conhecimento fragmentado ou inexistente, evidenciando a deficiência na educação tecnológica. Após intervenções pedagógicas baseadas em Morais et al. (2018), Luckesi (1984) e Libâneo (1994), Observou-se um avanço significativo, pois os estudantes passaram a produzir textos acadêmicos formatados em ABNT, utilizando editores de texto. O professor parceiro destacou a relevância do projeto, que atuou como catalisador na redução da exclusão digital e no desenvolvimento de habilidades críticas e participativas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7834_TB7278_30102025230542.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS DA SILVA SOUTO" "autor_nome_curto" => "ANTONIO" "autor_email" => "antonio.souto@afogados.ifpe.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }