Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÍDIAS AUDIOVISUAIS COMO RECURSO CRIATIVO: O CURSO DE PSICOLOGIA CONSTRUÍDO A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 02 - Didática e Currículo
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128031
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7296
    "inscrito_id" => 8990
    "titulo" => "MÍDIAS AUDIOVISUAIS COMO RECURSO CRIATIVO: O CURSO DE PSICOLOGIA CONSTRUÍDO A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS"
    "resumo" => "A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um método curricular que auxilia na integração interprofissional de estudantes, utilizando-se de problemas visando alcançar uma solução prática embasada nos princípios teóricos de uma educação ativa, autodirecionada, colaborativa e contextual, sendo esses seus pilares. Ao utilizar a ABP, a instituição de ensino apoia-se no fórum, mecanismo remoto utilizado para identificação, discussão e análise dos problemas pelos discentes sobre a temática específica que está sendo dialogada, tendo um princípio ativo no aprendizado do aluno. Para além de artigos e livros, foi observado uma outra forma de se aprender nesse espaço: recursos de mídia audiovisual. Esse estudo objetiva relatar o papel das mídias audiovisuais nas discussões do fórum na metodologia ABP no curso de Psicologia, explorando a experiência dos estudantes com uma vivência atual sobre o tema e suas interlocuções com o recurso midiático. Após a finalização das discussões acerca dos problemas com a temática psicanalítica da “Ética do desejo e conflito”, foram analisadas as postagens e sistematizados os assuntos relacionados com as mídias audiovisuais postadas, articulando assim a importância de seu uso estratégico na aprendizagem dos alunos. Como resultado, foram utilizados 15 vídeos provenientes da plataforma Youtube, 5 citações de filmes e 3 séries; todas as mídias foram articuladas com a temática supracitada. Como exemplo, toma-se o caso sobre a constituição psíquica do sujeito, onde foi utilizado o filme Psicopata Americano que aborda o ser narcísico com o personagem Patrick Bateman. A partir do estudo, observou-se que a utilização das mídias audiovisuais no fórum se consolidou como estratégia de aprendizagem no método ABP positivamente, visto que facilitou o entendimento dos discentes articulando de forma dinâmica e didática os casos que podem ser entendidos como mais complexos da psicanálise e sua explicação de forma prática, trazendo exemplos atuais e contextualizando conceitos amplos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8990_TB7296_31102025110431.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS FERREIRA CAMPESTRINI"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucas.cmpt13@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128031
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7296
    "inscrito_id" => 8990
    "titulo" => "MÍDIAS AUDIOVISUAIS COMO RECURSO CRIATIVO: O CURSO DE PSICOLOGIA CONSTRUÍDO A PARTIR DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS"
    "resumo" => "A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um método curricular que auxilia na integração interprofissional de estudantes, utilizando-se de problemas visando alcançar uma solução prática embasada nos princípios teóricos de uma educação ativa, autodirecionada, colaborativa e contextual, sendo esses seus pilares. Ao utilizar a ABP, a instituição de ensino apoia-se no fórum, mecanismo remoto utilizado para identificação, discussão e análise dos problemas pelos discentes sobre a temática específica que está sendo dialogada, tendo um princípio ativo no aprendizado do aluno. Para além de artigos e livros, foi observado uma outra forma de se aprender nesse espaço: recursos de mídia audiovisual. Esse estudo objetiva relatar o papel das mídias audiovisuais nas discussões do fórum na metodologia ABP no curso de Psicologia, explorando a experiência dos estudantes com uma vivência atual sobre o tema e suas interlocuções com o recurso midiático. Após a finalização das discussões acerca dos problemas com a temática psicanalítica da “Ética do desejo e conflito”, foram analisadas as postagens e sistematizados os assuntos relacionados com as mídias audiovisuais postadas, articulando assim a importância de seu uso estratégico na aprendizagem dos alunos. Como resultado, foram utilizados 15 vídeos provenientes da plataforma Youtube, 5 citações de filmes e 3 séries; todas as mídias foram articuladas com a temática supracitada. Como exemplo, toma-se o caso sobre a constituição psíquica do sujeito, onde foi utilizado o filme Psicopata Americano que aborda o ser narcísico com o personagem Patrick Bateman. A partir do estudo, observou-se que a utilização das mídias audiovisuais no fórum se consolidou como estratégia de aprendizagem no método ABP positivamente, visto que facilitou o entendimento dos discentes articulando de forma dinâmica e didática os casos que podem ser entendidos como mais complexos da psicanálise e sua explicação de forma prática, trazendo exemplos atuais e contextualizando conceitos amplos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID8990_TB7296_31102025110431.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS FERREIRA CAMPESTRINI"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS"
    "autor_email" => "lucas.cmpt13@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE (FPS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é um método curricular que auxilia na integração interprofissional de estudantes, utilizando-se de problemas visando alcançar uma solução prática embasada nos princípios teóricos de uma educação ativa, autodirecionada, colaborativa e contextual, sendo esses seus pilares. Ao utilizar a ABP, a instituição de ensino apoia-se no fórum, mecanismo remoto utilizado para identificação, discussão e análise dos problemas pelos discentes sobre a temática específica que está sendo dialogada, tendo um princípio ativo no aprendizado do aluno. Para além de artigos e livros, foi observado uma outra forma de se aprender nesse espaço: recursos de mídia audiovisual. Esse estudo objetiva relatar o papel das mídias audiovisuais nas discussões do fórum na metodologia ABP no curso de Psicologia, explorando a experiência dos estudantes com uma vivência atual sobre o tema e suas interlocuções com o recurso midiático. Após a finalização das discussões acerca dos problemas com a temática psicanalítica da “Ética do desejo e conflito”, foram analisadas as postagens e sistematizados os assuntos relacionados com as mídias audiovisuais postadas, articulando assim a importância de seu uso estratégico na aprendizagem dos alunos. Como resultado, foram utilizados 15 vídeos provenientes da plataforma Youtube, 5 citações de filmes e 3 séries; todas as mídias foram articuladas com a temática supracitada. Como exemplo, toma-se o caso sobre a constituição psíquica do sujeito, onde foi utilizado o filme Psicopata Americano que aborda o ser narcísico com o personagem Patrick Bateman. A partir do estudo, observou-se que a utilização das mídias audiovisuais no fórum se consolidou como estratégia de aprendizagem no método ABP positivamente, visto que facilitou o entendimento dos discentes articulando de forma dinâmica e didática os casos que podem ser entendidos como mais complexos da psicanálise e sua explicação de forma prática, trazendo exemplos atuais e contextualizando conceitos amplos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.