PROPRIEDADES DA ÁGUA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128896 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9520 "inscrito_id" => 20387 "titulo" => "PROPRIEDADES DA ÁGUA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS" "resumo" => "O tema “água” tem sido considerado importante no ensino da química, pois permite ao professor problematizar situações importantes para que os alunos a interpretem, de maneira que os conceitos químicos possam auxiliar no entendimento de problemas, propiciando assim, a formação de um estudante responsável. O objetivo deste trabalho é identificar os saberes (IS) de um grupo de discentes da 1ª série do EM de uma escola pública da Paraíba com o tema “água e suas propriedades” e também aplicar uma Sequência Didática sobre a mesma temática. A metodologia utilizada para a IS foi um questionário com perguntas que contemplavam as propriedades tensão superficial, condutividade elétrica, capacidade calorífica, solubilidade em diferentes temperaturas e densidade de líquidos. Na etapa seguinte aplicou-se uma Sequência Didática composta por metodologias ativas como rodas de conversa, análise de vídeos educativos, experimentos e sala de aula invertida. A SD foi elaborara com seis aulas, iniciando com a sensibilização dos alunos através do questionário diagnóstico e estudo de caso sobre a importância da água e seus desafios ambientais. Os resultados mostram que com relação à propriedade da tensão superficial (TS) os discentes não conseguiram representar uma amostra de água a nível atômico-molecular, prevalecendo a visão macroscópica; 60% entendem que o uso de detergentes quebra a TS; para 70% a água de uso conduz eletricidade mas não sabem explicar; que a água atrai eletricidade; explicam que o óleo fica sobre a água devido à diferença densidade mas ao mesmo explicam que o ferro afunda na água enquanto o isopor flutua devido à diferença de pesos, evidenciando uma confusão conceitual entre peso e densidade. Esse diagnóstico foi importante para o planejamento da SD. Conclui-se que a SD contribuiu significativamente para a construção do conhecimento químico de forma mais próxima do cotidiano dos discentes permitindo-lhes compreender fenômenos à sua volta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20387_TB9520_30102025224309.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELOYZA PEREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "MARIA ELOYZA" "autor_email" => "yza.santt@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128896 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9520 "inscrito_id" => 20387 "titulo" => "PROPRIEDADES DA ÁGUA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CONCEITOS QUÍMICOS" "resumo" => "O tema “água” tem sido considerado importante no ensino da química, pois permite ao professor problematizar situações importantes para que os alunos a interpretem, de maneira que os conceitos químicos possam auxiliar no entendimento de problemas, propiciando assim, a formação de um estudante responsável. O objetivo deste trabalho é identificar os saberes (IS) de um grupo de discentes da 1ª série do EM de uma escola pública da Paraíba com o tema “água e suas propriedades” e também aplicar uma Sequência Didática sobre a mesma temática. A metodologia utilizada para a IS foi um questionário com perguntas que contemplavam as propriedades tensão superficial, condutividade elétrica, capacidade calorífica, solubilidade em diferentes temperaturas e densidade de líquidos. Na etapa seguinte aplicou-se uma Sequência Didática composta por metodologias ativas como rodas de conversa, análise de vídeos educativos, experimentos e sala de aula invertida. A SD foi elaborara com seis aulas, iniciando com a sensibilização dos alunos através do questionário diagnóstico e estudo de caso sobre a importância da água e seus desafios ambientais. Os resultados mostram que com relação à propriedade da tensão superficial (TS) os discentes não conseguiram representar uma amostra de água a nível atômico-molecular, prevalecendo a visão macroscópica; 60% entendem que o uso de detergentes quebra a TS; para 70% a água de uso conduz eletricidade mas não sabem explicar; que a água atrai eletricidade; explicam que o óleo fica sobre a água devido à diferença densidade mas ao mesmo explicam que o ferro afunda na água enquanto o isopor flutua devido à diferença de pesos, evidenciando uma confusão conceitual entre peso e densidade. Esse diagnóstico foi importante para o planejamento da SD. Conclui-se que a SD contribuiu significativamente para a construção do conhecimento químico de forma mais próxima do cotidiano dos discentes permitindo-lhes compreender fenômenos à sua volta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID20387_TB9520_30102025224309.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ELOYZA PEREIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "MARIA ELOYZA" "autor_email" => "yza.santt@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }