ANÁLISE DA CIÊNCIA ABA NA INTERVENÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS - UMA REVISÃO DE LITERATURA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128089 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7479 "inscrito_id" => 16378 "titulo" => "ANÁLISE DA CIÊNCIA ABA NA INTERVENÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS - UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é amplamente reconhecida como uma intervenção eficaz para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A revisão abrange estudos que avaliam a eficácia da ABA em melhorar habilidades sociais, comunicativas e comportamentais em crianças com TEA. Nesse contexto, o objetivo primordial deste estudo é apresentar a eficácia das intervenções ABA em crianças com TEA, analisando os resultados de estudos científicos que demonstram melhorias em habilidades sociais, comunicativas e comportamentais em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Nesse sentido, esta pesquisa tem como propósito explorar as seguintes questões: Quais são os principais métodos e práticas da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que demonstram eficácia na melhoria das habilidades sociais, comunicativas e comportamentais em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? O treino de habilidades do brincar influencia os aspetos sociais, comunicativos, escolares e comunitários em crianças com TEA? A maioria dos estudos revisados demonstrou melhorias significativas nas áreas-alvo, com destaque para o desenvolvimento da linguagem, redução de comportamentos problemáticos e aumento da autonomia. A ABA mostrou-se eficaz em ambientes escolares, domiciliares e comunitários, reforçando sua flexibilidade e adaptabilidade. Conclui-se que, embora a ABA tenha um sólido respaldo científico e continue a ser uma abordagem eficaz para a intervenção em crianças com TEA, é essencial considerar uma abordagem centrada na pessoa, que respeite a individualidade e os direitos das crianças e de suas famílias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16378_TB7479_10112025145416.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERNARDO LIMA DE SENA" "autor_nome_curto" => "BERNARDO" "autor_email" => "bernardosena1981@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128089 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7479 "inscrito_id" => 16378 "titulo" => "ANÁLISE DA CIÊNCIA ABA NA INTERVENÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS - UMA REVISÃO DE LITERATURA" "resumo" => "A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é amplamente reconhecida como uma intervenção eficaz para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A revisão abrange estudos que avaliam a eficácia da ABA em melhorar habilidades sociais, comunicativas e comportamentais em crianças com TEA. Nesse contexto, o objetivo primordial deste estudo é apresentar a eficácia das intervenções ABA em crianças com TEA, analisando os resultados de estudos científicos que demonstram melhorias em habilidades sociais, comunicativas e comportamentais em crianças com Transtorno do Espectro Autista. Nesse sentido, esta pesquisa tem como propósito explorar as seguintes questões: Quais são os principais métodos e práticas da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) que demonstram eficácia na melhoria das habilidades sociais, comunicativas e comportamentais em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)? O treino de habilidades do brincar influencia os aspetos sociais, comunicativos, escolares e comunitários em crianças com TEA? A maioria dos estudos revisados demonstrou melhorias significativas nas áreas-alvo, com destaque para o desenvolvimento da linguagem, redução de comportamentos problemáticos e aumento da autonomia. A ABA mostrou-se eficaz em ambientes escolares, domiciliares e comunitários, reforçando sua flexibilidade e adaptabilidade. Conclui-se que, embora a ABA tenha um sólido respaldo científico e continue a ser uma abordagem eficaz para a intervenção em crianças com TEA, é essencial considerar uma abordagem centrada na pessoa, que respeite a individualidade e os direitos das crianças e de suas famílias." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16378_TB7479_10112025145416.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERNARDO LIMA DE SENA" "autor_nome_curto" => "BERNARDO" "autor_email" => "bernardosena1981@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }