Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROFESSORAS DE DISCIPLINAS TÉCNICAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: O QUE DIZEM OS ARTIGOS PUBLICADOS PELA CAPES DE 2014 A 2023

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação, que objetiva analisar a inserção de professoras nas áreas técnicas de cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)/Campus Florianópolis, de 1970 a 2020. Trata-se da análise de artigos sobre a presença de mulheres lecionando disciplinas técnicas, espaço caracterizado historicamente como um campo masculino, assim como vem sendo a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza bibliográfica, utilizando-se como fonte do levantamento artigos publicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior de 2014 a 2023, sendo a investigação realizada em março de 2025. Adotados os filtros disponibilizados pela plataforma foram selecionados 14 artigos para análise, que indicou a exiguidade de pesquisas relacionadas à atuação docente de mulheres em disciplinas técnicas, não apenas no IFSC, mas na Educação Profissional. Os trabalhos privilegiaram a formação de professores e os componentes para o desempenho da docência na EPT, assim como a constituição dos saberes docentes mobilizados nesse campo pedagógico, utilizando como suporte teórico Tardif, Nóvoa e Moura. Raros artigos compreenderam como tema a atuação de mulheres lecionando em cursos técnicos. Porém, mesmo sem se ocuparem do objeto da investigação, alguns artigos foram examinados, por se relacionarem com temáticas que auxiliam a reflexão acerca do exercício profissional docente na EPT. O levantamento revelou que os professores e professoras participantes da empiria das pesquisas consideram o espaço institucional decisivo no compartilhamento de experiências e propagação de saberes, fundamentando a constituição de sua identidade docente. Em relação à atuação feminina na EPT, a partir de pressupostos de Perrot, Scott e Safiotti, os textos discutiram, predominantemente, as trajetórias profissionais de mulheres docentes e suas táticas para ingressar na docência, bem como sua atuação pública no ativismo por direitos civis para as mulheres.

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