PROFESSORAS DE DISCIPLINAS TÉCNICAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: O QUE DIZEM OS ARTIGOS PUBLICADOS PELA CAPES DE 2014 A 2023
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128111 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7542 "inscrito_id" => 16447 "titulo" => "PROFESSORAS DE DISCIPLINAS TÉCNICAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: O QUE DIZEM OS ARTIGOS PUBLICADOS PELA CAPES DE 2014 A 2023" "resumo" => "Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação, que objetiva analisar a inserção de professoras nas áreas técnicas de cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)/Campus Florianópolis, de 1970 a 2020. Trata-se da análise de artigos sobre a presença de mulheres lecionando disciplinas técnicas, espaço caracterizado historicamente como um campo masculino, assim como vem sendo a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza bibliográfica, utilizando-se como fonte do levantamento artigos publicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior de 2014 a 2023, sendo a investigação realizada em março de 2025. Adotados os filtros disponibilizados pela plataforma foram selecionados 14 artigos para análise, que indicou a exiguidade de pesquisas relacionadas à atuação docente de mulheres em disciplinas técnicas, não apenas no IFSC, mas na Educação Profissional. Os trabalhos privilegiaram a formação de professores e os componentes para o desempenho da docência na EPT, assim como a constituição dos saberes docentes mobilizados nesse campo pedagógico, utilizando como suporte teórico Tardif, Nóvoa e Moura. Raros artigos compreenderam como tema a atuação de mulheres lecionando em cursos técnicos. Porém, mesmo sem se ocuparem do objeto da investigação, alguns artigos foram examinados, por se relacionarem com temáticas que auxiliam a reflexão acerca do exercício profissional docente na EPT. O levantamento revelou que os professores e professoras participantes da empiria das pesquisas consideram o espaço institucional decisivo no compartilhamento de experiências e propagação de saberes, fundamentando a constituição de sua identidade docente. Em relação à atuação feminina na EPT, a partir de pressupostos de Perrot, Scott e Safiotti, os textos discutiram, predominantemente, as trajetórias profissionais de mulheres docentes e suas táticas para ingressar na docência, bem como sua atuação pública no ativismo por direitos civis para as mulheres." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16447_TB7542_27102025215407.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUÇARA ELLER COELHO" "autor_nome_curto" => "JUÇARA" "autor_email" => "jeller@ifsc.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128111 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7542 "inscrito_id" => 16447 "titulo" => "PROFESSORAS DE DISCIPLINAS TÉCNICAS DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: O QUE DIZEM OS ARTIGOS PUBLICADOS PELA CAPES DE 2014 A 2023" "resumo" => "Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de Doutorado em Educação, que objetiva analisar a inserção de professoras nas áreas técnicas de cursos técnicos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)/Campus Florianópolis, de 1970 a 2020. Trata-se da análise de artigos sobre a presença de mulheres lecionando disciplinas técnicas, espaço caracterizado historicamente como um campo masculino, assim como vem sendo a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil. Adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza bibliográfica, utilizando-se como fonte do levantamento artigos publicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior de 2014 a 2023, sendo a investigação realizada em março de 2025. Adotados os filtros disponibilizados pela plataforma foram selecionados 14 artigos para análise, que indicou a exiguidade de pesquisas relacionadas à atuação docente de mulheres em disciplinas técnicas, não apenas no IFSC, mas na Educação Profissional. Os trabalhos privilegiaram a formação de professores e os componentes para o desempenho da docência na EPT, assim como a constituição dos saberes docentes mobilizados nesse campo pedagógico, utilizando como suporte teórico Tardif, Nóvoa e Moura. Raros artigos compreenderam como tema a atuação de mulheres lecionando em cursos técnicos. Porém, mesmo sem se ocuparem do objeto da investigação, alguns artigos foram examinados, por se relacionarem com temáticas que auxiliam a reflexão acerca do exercício profissional docente na EPT. O levantamento revelou que os professores e professoras participantes da empiria das pesquisas consideram o espaço institucional decisivo no compartilhamento de experiências e propagação de saberes, fundamentando a constituição de sua identidade docente. Em relação à atuação feminina na EPT, a partir de pressupostos de Perrot, Scott e Safiotti, os textos discutiram, predominantemente, as trajetórias profissionais de mulheres docentes e suas táticas para ingressar na docência, bem como sua atuação pública no ativismo por direitos civis para as mulheres." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID16447_TB7542_27102025215407.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUÇARA ELLER COELHO" "autor_nome_curto" => "JUÇARA" "autor_email" => "jeller@ifsc.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }