ANÁLISE DA TRANSPIRAÇÃO FOLIAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA BIOLOGIA
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Este trabalho teve como objetivo analisar a transpiração foliar a partir de uma abordagem didática experimental, desenvolvida com uma turma do 3º ano do Ensino Médio da ECIT Coronel Jacob Guilherme Frantz, localizada em São João do Rio do Peixe (PB). A proposta metodológica envolveu a aplicação de um questionário diagnóstico dividido em três etapas (antes, durante e após o experimento), seguido da realização prática em que os alunos observaram a intensidade da transpiração em diferentes tipos de folhas submetidas a ambientes contrastantes (sol e sombra). Cada grupo de alunos coletou folhas com características variadas em tamanho e ambiente de origem, que foram acondicionadas em sacos plásticos transparentes para avaliar a condensação de vapor d’água. Paralelamente, foi realizada uma exposição teórica sobre os aspectos fisiológicos da transpiração, como a atuação dos estômatos, fatores ambientais influentes e relações com a fotossíntese. Os resultados mostraram, inicialmente, um desconhecimento considerável sobre o tema, com destaque para o baixo número de acertos em questões básicas: apenas 6 dos 22 alunos identificaram corretamente a estrutura responsável pela transpiração. No entanto, após a intervenção e atividade prática, observou-se um progresso expressivo na aprendizagem: todos os alunos acertaram essa questão na reaplicação do questionário e 20 alunos reconheceram corretamente a relação entre fotossíntese e transpiração. Além disso, os dados experimentais reforçaram a influência do ambiente e das características foliares sobre a taxa de transpiração. Portanto, conclui-se que a estratégia didática adotada promoveu o desenvolvimento do pensamento investigativo e contribuiu significativamente para a compreensão do conteúdo abordado, ampliando o conhecimento dos discentes." 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