Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE A INCOMPLETUDE FREIRIANA E A FALTA-A-SER LACANIANA: DIÁLOGO POSSÍVEL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE SUJEITOS DESEJANTES À POLÍTICAS EDUCACIONAIS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O trabalho propõe uma análise comparativa entre os conceitos fundamentais de Paulo Freire e Jacques Lacan, focando especificamente na noção de incompletude do ser como um aspecto ontológico na obra de Freire. Esta abordagem interdisciplinar, que conecta pedagogia e psicanálise, oferece uma nova perspectiva para examinar e aprofundar o entendimento sobre a prática docente. O estudo enfatiza a importância de refletir sobre os papeis do educando e do educador, bem como o processo transformador que ambos experimentam no contexto educacional. A estrutura do texto se desenvolve em três eixos principais. Primeiramente, explora-se o conceito freireano de incompletude, buscando estabelecer como uma base ontológica. Em seguida, aborda-se a noção lacaniana de "falta-a-ser", criando uma ponte entre os discursos através da análise da categoria de sujeito. Por fim, o trabalho examina os pontos de convergência entre estas duas perspectivas teóricas, com o objetivo de problematizar a posição do sujeito como um ser desejante no contexto das políticas educacionais, assim como seu lugar diante dos sistemas avaliativos da educação básica. O principal achado deste escrito é demonstrar às aproximações possíveis em ambas as teorias através de uma abordagem multifacetada que visa enriquecer o debate sobre educação, incorporando os debates da psicanálise para uma compreensão mais profunda dos processos de ensino e aprendizagem.

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