LER O MUNDO E A NATUREZA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO DO PIBID
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128391 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8291 "inscrito_id" => 17073 "titulo" => "LER O MUNDO E A NATUREZA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO DO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da educação ambiental a partir de vivências desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no núcleo de Alfabetização, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública do município de Fortaleza. Essa etapa de escolarização, tradicionalmente é centrada na alfabetização, contudo, defendemos a possibilidade de alfabetizar sob uma perspectiva transdisciplinar, conforme proposto pelos autores Moraes e La Torre (2018). Assim, buscamos que as crianças se apropriem do sistema de leitura e escrita alfabética, mas também que desenvolvam a capacidade de “ler o Mundo”. A educação ambiental é um caminho que possibilita uma formação crítica e reflexiva, que contempla uma formação humana integral, capaz de despertar uma percepção da natureza como base essencial da vida. Reconhecer a interdependência entre seres humanos e meio ambiente é fundamental e, por isso, desde a infância, precisamos aprender a cuidar, respeitar os seus ciclos e preservá-lo para as próximas gerações. Nesse sentido, esse trabalho de abordagem qualitativa, apresenta-se como um relato de experiência que dialoga com os autores: Krenak (2020); Nunes Neto, Ferreira e Pereira (2021); Goldschmidt, Izidorio e Rodrigues (2024). Para introduzir as crianças à temática ambiental, foi realizada a mediação com uma contação do livro infantil “Sou Indígena”, que aborda a relação dos povos indígenas com a natureza. Em seguida as crianças realizaram pinturas e produziram suas próprias tintas a partir do urucum, açafrão e café. Em outro momento foi realizada uma visita à horta da escola, para conhecermos diferentes plantas e identificar suas propriedades medicinais. Foi perceptível a curiosidade das crianças em explorar o ambiente, principalmente ao provar as frutas cultivadas no local. A partir dessa e outras experiências, foi possível refletir sobre a importância da preservação ambiental e do respeito aos ciclos da natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17073_TB8291_30102025223029.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ CARVALHO LIMA" "autor_nome_curto" => "ANA LIMA" "autor_email" => "carvalho.beatriz@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128391 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8291 "inscrito_id" => 17073 "titulo" => "LER O MUNDO E A NATUREZA: REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO NÚCLEO DE ALFABETIZAÇÃO DO PIBID" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir a importância da educação ambiental a partir de vivências desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), no núcleo de Alfabetização, em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública do município de Fortaleza. Essa etapa de escolarização, tradicionalmente é centrada na alfabetização, contudo, defendemos a possibilidade de alfabetizar sob uma perspectiva transdisciplinar, conforme proposto pelos autores Moraes e La Torre (2018). Assim, buscamos que as crianças se apropriem do sistema de leitura e escrita alfabética, mas também que desenvolvam a capacidade de “ler o Mundo”. A educação ambiental é um caminho que possibilita uma formação crítica e reflexiva, que contempla uma formação humana integral, capaz de despertar uma percepção da natureza como base essencial da vida. Reconhecer a interdependência entre seres humanos e meio ambiente é fundamental e, por isso, desde a infância, precisamos aprender a cuidar, respeitar os seus ciclos e preservá-lo para as próximas gerações. Nesse sentido, esse trabalho de abordagem qualitativa, apresenta-se como um relato de experiência que dialoga com os autores: Krenak (2020); Nunes Neto, Ferreira e Pereira (2021); Goldschmidt, Izidorio e Rodrigues (2024). Para introduzir as crianças à temática ambiental, foi realizada a mediação com uma contação do livro infantil “Sou Indígena”, que aborda a relação dos povos indígenas com a natureza. Em seguida as crianças realizaram pinturas e produziram suas próprias tintas a partir do urucum, açafrão e café. Em outro momento foi realizada uma visita à horta da escola, para conhecermos diferentes plantas e identificar suas propriedades medicinais. Foi perceptível a curiosidade das crianças em explorar o ambiente, principalmente ao provar as frutas cultivadas no local. A partir dessa e outras experiências, foi possível refletir sobre a importância da preservação ambiental e do respeito aos ciclos da natureza." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID17073_TB8291_30102025223029.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ CARVALHO LIMA" "autor_nome_curto" => "ANA LIMA" "autor_email" => "carvalho.beatriz@aluno.uece.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }