MATEMÁTICA E DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA ATRAVÉS DOS NÚMEROS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128399 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8321 "inscrito_id" => 18389 "titulo" => "MATEMÁTICA E DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA ATRAVÉS DOS NÚMEROS" "resumo" => "Este trabalho apresenta o projeto "Matemática e Direitos Humanos: Uma Análise Crítica através dos Números", desenvolvido na E.E.E.M. Professor Carlos Lorea Pinto, em Rio Grande/RS, com o objetivo de integrar conceitos matemáticos à análise de questões sociais, promovendo o pensamento crítico e a consciência cidadã entre alunos do Ensino Médio. A proposta utiliza a Estatística (média, moda, mediana, desvio padrão) para investigar desigualdades em renda, educação, saúde e moradia, contextualizando a Matemática em realidades periféricas. O referencial teórico-metodológico baseia-se em Lopes (2008) e D’Ambrosio (2002), que destacam a importância da educação estatística para a formação cidadã, e adota uma abordagem interdisciplinar, articulando Matemática e Ciências Humanas. A metodologia divide-se em três etapas: introdução aos conceitos estatísticos e fontes confiáveis (IBGE, ONU); coleta e análise de dados pelos alunos em grupos; e produção de relatórios e apresentações orais. Os resultados evidenciaram a capacidade dos estudantes em interpretar dados sociais, relacioná-los a direitos humanos e propor reflexões críticas, além da produção de materiais visuais (gráficos, infográficos) que sintetizam as desigualdades analisadas. O projeto demonstrou que a Matemática, quando contextualizada, pode ser uma ferramenta de empoderamento e transformação social, incentivando a leitura crítica da realidade e a participação ativa na sociedade em que vivemos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18389_TB8321_30102025190040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN DE AGUIAR DUTRA" "autor_nome_curto" => "LILIAN" "autor_email" => "lyka_dutra@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128399 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8321 "inscrito_id" => 18389 "titulo" => "MATEMÁTICA E DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE CRÍTICA ATRAVÉS DOS NÚMEROS" "resumo" => "Este trabalho apresenta o projeto "Matemática e Direitos Humanos: Uma Análise Crítica através dos Números", desenvolvido na E.E.E.M. Professor Carlos Lorea Pinto, em Rio Grande/RS, com o objetivo de integrar conceitos matemáticos à análise de questões sociais, promovendo o pensamento crítico e a consciência cidadã entre alunos do Ensino Médio. A proposta utiliza a Estatística (média, moda, mediana, desvio padrão) para investigar desigualdades em renda, educação, saúde e moradia, contextualizando a Matemática em realidades periféricas. O referencial teórico-metodológico baseia-se em Lopes (2008) e D’Ambrosio (2002), que destacam a importância da educação estatística para a formação cidadã, e adota uma abordagem interdisciplinar, articulando Matemática e Ciências Humanas. A metodologia divide-se em três etapas: introdução aos conceitos estatísticos e fontes confiáveis (IBGE, ONU); coleta e análise de dados pelos alunos em grupos; e produção de relatórios e apresentações orais. Os resultados evidenciaram a capacidade dos estudantes em interpretar dados sociais, relacioná-los a direitos humanos e propor reflexões críticas, além da produção de materiais visuais (gráficos, infográficos) que sintetizam as desigualdades analisadas. O projeto demonstrou que a Matemática, quando contextualizada, pode ser uma ferramenta de empoderamento e transformação social, incentivando a leitura crítica da realidade e a participação ativa na sociedade em que vivemos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18389_TB8321_30102025190040.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIAN DE AGUIAR DUTRA" "autor_nome_curto" => "LILIAN" "autor_email" => "lyka_dutra@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }