Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLETINDO SOBRE A LEITURA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128511
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8610
    "inscrito_id" => 18625
    "titulo" => "OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLETINDO SOBRE A LEITURA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA"
    "resumo" => "RESUMO A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, estabelece, no seu primeiro artigo, que “§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras”. No entanto, essa realidade ainda não se fez presente nas salas de aula brasileiras de maneira efetiva, principalmente no contexto da disciplina de literatura no ensino básico. Nessa perspectiva, a partir de uma pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, este trabalho justifica-se pela necessidade de traçar discussões sobre a presença da literatura africana e afro-brasileira nas escolas e tem como objetivo estabelecer quais as possíveis contribuições dos textos literários afro-brasileiros e africanos na educação das relações étnico-raciais na prática prática pedagógica. Assim, obras como "Olhos d' água", de Conceição Evaristo, trazem, de forma sensível e a partir de uma linguagem artística, a realidade de mulheres negras brasileiras na sociedade contemporânea, o que pode construir um novo horizonte de expectativas sobre essa temática. Para isso, discutiremos os conceitos de Literatura Negra analisada por Silva (2023), Literatura Afro-brasileira e suas abordagens na Sala de aula em obra discutida e organizada por Duarte (2014) e Literatura negro-brasileira cunhada por Cuti (2010). Por fim, intentamos refletir sobre a importância das obras de Conceição Evaristo como objeto literário social-identitário para a formação leitora do aluno. Palavras-chave: Literatura afro-brasileira; Relações étnico-raciais; formação leitora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18625_TB8610_30102025232626.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO VAGNER ALMEIDA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "morfeudelira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128511
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8610
    "inscrito_id" => 18625
    "titulo" => "OLHOS D’ÁGUA, DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLETINDO SOBRE A LEITURA DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA"
    "resumo" => "RESUMO A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, estabelece, no seu primeiro artigo, que “§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras”. No entanto, essa realidade ainda não se fez presente nas salas de aula brasileiras de maneira efetiva, principalmente no contexto da disciplina de literatura no ensino básico. Nessa perspectiva, a partir de uma pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, este trabalho justifica-se pela necessidade de traçar discussões sobre a presença da literatura africana e afro-brasileira nas escolas e tem como objetivo estabelecer quais as possíveis contribuições dos textos literários afro-brasileiros e africanos na educação das relações étnico-raciais na prática prática pedagógica. Assim, obras como "Olhos d' água", de Conceição Evaristo, trazem, de forma sensível e a partir de uma linguagem artística, a realidade de mulheres negras brasileiras na sociedade contemporânea, o que pode construir um novo horizonte de expectativas sobre essa temática. Para isso, discutiremos os conceitos de Literatura Negra analisada por Silva (2023), Literatura Afro-brasileira e suas abordagens na Sala de aula em obra discutida e organizada por Duarte (2014) e Literatura negro-brasileira cunhada por Cuti (2010). Por fim, intentamos refletir sobre a importância das obras de Conceição Evaristo como objeto literário social-identitário para a formação leitora do aluno. Palavras-chave: Literatura afro-brasileira; Relações étnico-raciais; formação leitora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18625_TB8610_30102025232626.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO VAGNER ALMEIDA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO"
    "autor_email" => "morfeudelira@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, estabelece, no seu primeiro artigo, que “§ 2o Os conteúdos referentes à História e Cultura Afro-Brasileira serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras”. No entanto, essa realidade ainda não se fez presente nas salas de aula brasileiras de maneira efetiva, principalmente no contexto da disciplina de literatura no ensino básico. Nessa perspectiva, a partir de uma pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, este trabalho justifica-se pela necessidade de traçar discussões sobre a presença da literatura africana e afro-brasileira nas escolas e tem como objetivo estabelecer quais as possíveis contribuições dos textos literários afro-brasileiros e africanos na educação das relações étnico-raciais na prática prática pedagógica. Assim, obras como "Olhos d' água", de Conceição Evaristo, trazem, de forma sensível e a partir de uma linguagem artística, a realidade de mulheres negras brasileiras na sociedade contemporânea, o que pode construir um novo horizonte de expectativas sobre essa temática. Para isso, discutiremos os conceitos de Literatura Negra analisada por Silva (2023), Literatura Afro-brasileira e suas abordagens na Sala de aula em obra discutida e organizada por Duarte (2014) e Literatura negro-brasileira cunhada por Cuti (2010). Por fim, intentamos refletir sobre a importância das obras de Conceição Evaristo como objeto literário social-identitário para a formação leitora do aluno. Palavras-chave: Literatura afro-brasileira; Relações étnico-raciais; formação leitora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.