Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFPI

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho teve como objetivo geral investigar se o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID pode contribuir para a formação de professores de Ciências da Natureza, visando ao desenvolvimento de competências pedagógicas na formação inicial. Considerando os desafios enfrentados por licenciandos na articulação entre teoria e prática, buscou-se analisar como a vivência no programa pode favorecer uma formação mais crítica e reflexiva. A pesquisa, de caráter exploratório, fundamentou-se em revisão bibliográfica e análise documental, com base em autores como Nóvoa (2019), Schön (2000) e Gatti (2010), bem como em documentos oficiais como a BNC-Formação (2024), o Projeto Pedagógico do Curso (UFPI, 2020) e o Design do Programa PIBID (UFPI, 2024). Os resultados indicaram que o PIBID promove experiências formativas significativas, por meio da inserção dos licenciandos em escolas públicas desde os primeiros períodos do curso, favorecendo o planejamento, a mediação, a avaliação e a reflexão crítica da prática docente. As atividades desenvolvidas no subprojeto da área de Ciências da Natureza evidenciaram o fortalecimento da identidade profissional, a construção colaborativa de saberes e a mobilização de competências essenciais para a formação. Constatou-se que a estrutura do programa potencializa a integração entre os saberes acadêmicos e os desafios reais do ensino, contribuindo para superar fragilidades históricas da formação docente. Conclui-se que o PIBID é um instrumento relevante para consolidar uma formação docente comprometida, crítica e transformadora, fortalecendo o processo de construção das competências pedagógicas exigidas para a atuação no ensino de Ciências da Natureza.

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