Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO EM MODALIDADES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA FURB

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A pedagogia, enquanto campo epistemológico e prático, tem como um de seus principais compromissos a formação de educadores críticos, éticos e comprometidos com a construção de uma escola inclusiva e democrática. Nesse horizonte, a educação inclusiva constitui-se como um princípio estruturante, que reconhece e valoriza a diversidade humana, assegurando o direito à aprendizagem de todos os sujeitos em ambientes educacionais que promovam equidade, participação e pertencimento. No curso de Pedagogia da Universidade Regional de Blumenau (FURB), tal perspectiva é incorporada de maneira articulada à formação docente, sendo os estágios curriculares obrigatórios elementos centrais nesse processo formativo. O estágio nas diferentes modalidades de ensino, em especial naquelas voltadas a sujeitos em situação de vulnerabilidade ou pertencentes a grupos historicamente excluídos, constitui-se como espaço privilegiado de articulação entre teoria e prática. Trata-se de um tempo formativo que oportuniza ao futuro pedagogo a observação, o planejamento, a intervenção e a reflexão crítica sobre os processos educativos e os desafios concretos da inclusão escolar. Sob essa perspectiva, o estágio contribui significativamente para a constituição de uma práxis pedagógica fundamentada em valores de justiça social e respeito às diferenças. Ancorado nos aportes teóricos de Mantoan (2003), Sassaki (1997) e Vygotsky (1984), bem como nas diretrizes das legislações nacionais e internacionais que orientam a educação inclusiva, este trabalho busca contribuir com a reflexão acadêmica ao apresentar uma experiência didático-pedagógica desenvolvida no primeiro semestre de 2025, com a turma da sétima fase do curso de Pedagogia. As reflexões construídas coletivamente e os trabalhos apresentados em seminário acadêmico possibilitaram avanços na compreensão da práxis docente inclusiva, reafirmando a centralidade do estágio como momento formativo essencial na consolidação de uma prática pedagógica transformadora

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