Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DO ALUNO ATÍPICO DA ESCOLA NO CAMPO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação especial é uma modalidade de ensino ainda desconhecida para escolas no campo localizadas em municípios de pequeno porte, trazendo consigo uma grande dificuldade de abordagem, identificação e diagnóstico dos transtornos de aprendizagem e diferentes deficiências. Concomitante ao problema enfrentado, a falta de conhecimento das famílias sobre o assunto, além da situação econômica e social tornam esse diálogo cada vez mais delicado e problemático. A dificuldade de compreensão de melhoria da qualidade de vida para o estudante atípico torna o trabalho educacional ainda mais desafiador sem o apoio primordial da família. O presente artigo tem como principal finalidade mostrar que o trabalho conjunto com a sala de atendimento educacional especializado pode mudar essa realidade, assim como fazer a identificação e mapeamento das maiores dificuldades e problemas enfrentados pelos estudantes atípicos nas escolas no campo, dos municípios de Monte Alegre e Lagoa Salgada/RN. Diante do exposto o objetivo geral é refletir sobre as barreiras encontradas desde o processo de identificação de algum transtorno ou deficiência do estudante da escola no campo e os percalços para oferecer uma educação de qualidade. O referencial teórico metodológico apoiou-se na pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo com base na pesquisa documental e na pesquisa de campo, por se tratar de uma pesquisa educacional de caráter etnográfico baseado na observação como principal técnica metodológica. A pesquisa demonstrou resultados parciais, uma vez que há muitas dificuldades ao acesso e posteriormente, ao fechamento do diagnóstico de estudantes das escolas no campo por especialistas. Assim, também encontrou-se dificuldades em sistematizar o atendimento educacional especializado nas escolas no campo e consequentemente, a falta de orientação aos docentes no apoio da sala de aula.

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