INTERVENÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO CONTEXTO DE ALFABETIZAÇÃO: PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DA ORALIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128864 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9436 "inscrito_id" => 18994 "titulo" => "INTERVENÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO CONTEXTO DE ALFABETIZAÇÃO: PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DA ORALIDADE" "resumo" => "Este estudo apresenta uma experiência pedagógica que rompe com a exclusão passiva: foram construídas narrativas visuais com duas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma não verbal e uma verbal, matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de São Mateus/ES, utilizando como recurso didático cartas ilustradas que representam personagens, lugares, emoções, ações e noções de tempo. Através da mediação cuidadosa, os alunos selecionaram imagens e, mesmo a aluna não-verbal com vocabulário reduzido e ausência de frases completas, pôde compor pequenas sentenças em voz e autoria própria, enquanto o mediador da intervenção atuou como seu escriba. A intervenção enfrentou limitações reais como o espaço improvisado — falta de ambiente silencioso e calmo, e o não retorno da família com fotografias para utilizar pessoas familiares na construção dos cartões. Ainda assim, a escuta sensível e o uso de imagens como ponte permitiram que as crianças participassem ativamente e fossem autores de suas próprias narrativas, possibilitando a produção textual por meio da oralidade, e desta forma, serem protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. A experiência fluiu com interesse e curiosidade, evidenciando o potencial da linguagem oral como um gênero textual possível no ciclo de alfabetização e no processo de organização de ideias. Fundamentado na perspectiva histórico-cultural e nos referenciais de Vygotsky, Góes, Freire, Wallon, Mantoan e Padilha, a experiência evidencia que a inclusão verdadeira depende menos da adaptação da criança e mais da abertura do educador e da escola, no sentido de propor intervenções inovadoras para além das atividades impressas e que enxerguem o aluno de verdade. A proposta reforça a urgência de práticas pedagógicas flexíveis e sensíveis, capazes de acolher sujeitos diversos, abraçar as singularidades e promover aprendizagem significativa, desta maneira, reafirmando que alfabetizar é incluir quando a escuta precede a palavra escrita." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18994_TB9436_28102025092210.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLYNA AZEREDO QUARTEZANI PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "CAROLYNA" "autor_email" => "carolyna.pinheiro@edu.ufes.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128864 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9436 "inscrito_id" => 18994 "titulo" => "INTERVENÇÕES PARA O EXERCÍCIO DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NO CONTEXTO DE ALFABETIZAÇÃO: PRODUÇÃO TEXTUAL ATRAVÉS DA ORALIDADE" "resumo" => "Este estudo apresenta uma experiência pedagógica que rompe com a exclusão passiva: foram construídas narrativas visuais com duas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma não verbal e uma verbal, matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal de São Mateus/ES, utilizando como recurso didático cartas ilustradas que representam personagens, lugares, emoções, ações e noções de tempo. Através da mediação cuidadosa, os alunos selecionaram imagens e, mesmo a aluna não-verbal com vocabulário reduzido e ausência de frases completas, pôde compor pequenas sentenças em voz e autoria própria, enquanto o mediador da intervenção atuou como seu escriba. A intervenção enfrentou limitações reais como o espaço improvisado — falta de ambiente silencioso e calmo, e o não retorno da família com fotografias para utilizar pessoas familiares na construção dos cartões. Ainda assim, a escuta sensível e o uso de imagens como ponte permitiram que as crianças participassem ativamente e fossem autores de suas próprias narrativas, possibilitando a produção textual por meio da oralidade, e desta forma, serem protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. A experiência fluiu com interesse e curiosidade, evidenciando o potencial da linguagem oral como um gênero textual possível no ciclo de alfabetização e no processo de organização de ideias. Fundamentado na perspectiva histórico-cultural e nos referenciais de Vygotsky, Góes, Freire, Wallon, Mantoan e Padilha, a experiência evidencia que a inclusão verdadeira depende menos da adaptação da criança e mais da abertura do educador e da escola, no sentido de propor intervenções inovadoras para além das atividades impressas e que enxerguem o aluno de verdade. A proposta reforça a urgência de práticas pedagógicas flexíveis e sensíveis, capazes de acolher sujeitos diversos, abraçar as singularidades e promover aprendizagem significativa, desta maneira, reafirmando que alfabetizar é incluir quando a escuta precede a palavra escrita." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID18994_TB9436_28102025092210.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLYNA AZEREDO QUARTEZANI PINHEIRO" "autor_nome_curto" => "CAROLYNA" "autor_email" => "carolyna.pinheiro@edu.ufes.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }