DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO A PARTIR DE TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 128941 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9634 "inscrito_id" => 21072 "titulo" => "DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO A PARTIR DE TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO" "resumo" => "Este trabalho busca Compreender a percepção de estudantes com deficiência (EcD) de uma instituição superior de ensino quanto à experiência vivenciada ou não de uma cultura estigmatizante no ambiente universitário. Operacionalmente, evidenciamos as trajetórias de alunos de graduação com deficiência de uma universidade federal, investigando suas percepções da educação superior como possível lócus de representação da normalidade (DAVIS, 2013; BAYNTON, 2013). No aporte teórico, adotamos o conceito de estigma no contexto dos Estudos Sociais da deficiência, com a concepção dada por Paul Hunt (1966). Percebe-se neste autor (Ibid.) uma crítica ao postulado econômico que requer dos indivíduos contribuição ao meio de produção e ao sistema econômico e utilitário. Nosso trabalho é de natureza qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de relatos orais de dezessete estudantes com deficiência (EcD), graduandos de diferentes cursos da Universidade Federal de Minas Gerais. Para as entrevistas, utilizou-se roteiro semiestruturado. Elas foram transcritas e analisadas com a técnica de Análise Temática de Conteúdo (BRAUN; CLARKE, 2006; 2013). Como resultados, localizamos problemáticas envolvendo a vivência acadêmica dos EcD no ambiente universitário, a saber: parte dos ambientes de ensino, prática e pesquisa com pouca ou nenhuma acessibilidade; morosidade da universidade no processo de acolhimento das demandas da maior parte dos EcD; prevalência de ambiente estigmatizante, sobretudo no convívio dos EcD com docentes e outros colegas; pouca ou nenhuma interação social dos entrevistados com colegas, causando àqueles um sentimento de não vivência plena do ambiente. Por meio dos relatos, constatamos que são grandes os desafios cotidianos enfrentados pelos EcD na trajetória acadêmica do ambiente universitário pesquisado. Vemos que esse ambiente, ainda que demonstre avanços com políticas inclusivas, segue reproduzindo aspectos cristalizados e impostos ao meio social de uma cultura estigmatizante, tendo a normalidade como ponto de partida para a atuação no ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21072_TB9634_23102025140626.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.corrs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 128941 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9634 "inscrito_id" => 21072 "titulo" => "DEFICIÊNCIA E ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO A PARTIR DE TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO" "resumo" => "Este trabalho busca Compreender a percepção de estudantes com deficiência (EcD) de uma instituição superior de ensino quanto à experiência vivenciada ou não de uma cultura estigmatizante no ambiente universitário. Operacionalmente, evidenciamos as trajetórias de alunos de graduação com deficiência de uma universidade federal, investigando suas percepções da educação superior como possível lócus de representação da normalidade (DAVIS, 2013; BAYNTON, 2013). No aporte teórico, adotamos o conceito de estigma no contexto dos Estudos Sociais da deficiência, com a concepção dada por Paul Hunt (1966). Percebe-se neste autor (Ibid.) uma crítica ao postulado econômico que requer dos indivíduos contribuição ao meio de produção e ao sistema econômico e utilitário. Nosso trabalho é de natureza qualitativa e a coleta de dados ocorreu por meio de relatos orais de dezessete estudantes com deficiência (EcD), graduandos de diferentes cursos da Universidade Federal de Minas Gerais. Para as entrevistas, utilizou-se roteiro semiestruturado. Elas foram transcritas e analisadas com a técnica de Análise Temática de Conteúdo (BRAUN; CLARKE, 2006; 2013). Como resultados, localizamos problemáticas envolvendo a vivência acadêmica dos EcD no ambiente universitário, a saber: parte dos ambientes de ensino, prática e pesquisa com pouca ou nenhuma acessibilidade; morosidade da universidade no processo de acolhimento das demandas da maior parte dos EcD; prevalência de ambiente estigmatizante, sobretudo no convívio dos EcD com docentes e outros colegas; pouca ou nenhuma interação social dos entrevistados com colegas, causando àqueles um sentimento de não vivência plena do ambiente. Por meio dos relatos, constatamos que são grandes os desafios cotidianos enfrentados pelos EcD na trajetória acadêmica do ambiente universitário pesquisado. Vemos que esse ambiente, ainda que demonstre avanços com políticas inclusivas, segue reproduzindo aspectos cristalizados e impostos ao meio social de uma cultura estigmatizante, tendo a normalidade como ponto de partida para a atuação no ensino superior." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID21072_TB9634_23102025140626.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernanda.corrs@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }