Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DE APOIO PARA O ENSINO DE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO UTILIZANDO TECNOLOGIAS DO LABORATÓRIO MAKER

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho investiga o desenvolvimento de materiais didáticos inovadores para o ensino da disciplina de Processos de Fabricação, no contexto da engenharia, utilizando tecnologias do laboratório maker como impressão 3D, corte a laser e eletrônica básica. A pesquisa parte da constatação de que metodologias tradicionais não são suficientes para abordar conteúdos técnicos complexos, como os processos de usinagem. O objetivo foi projetar, prototipar e validar modelos tridimensionais que facilitassem a visualização de conceitos teóricos e operações manuais, além da criação de caixas organizadoras para conservação e transporte dos materiais. A metodologia adotada foi de natureza exploratória e aplicada (GIL, 2008), desenvolvida nas dependências do Laboratório Maker do Instituto Federal de Educação. A base teórica e metodológica da intervenção é a Educação Maker, que, segundo Martinez e Stager (2013), promove uma aprendizagem ativa por meio da experimentação, do “faça você mesmo” e da resolução de problemas reais, contribuindo para maior engajamento e aprendizagem significativa. O processo iniciou-se com um levantamento das necessidades didáticas junto aos docentes da disciplina, seguido da modelagem dos objetos no software Autodesk Fusion 360. Os protótipos foram fabricados em impressoras 3D com filamento ABS, e as caixas organizadoras, produzidas em MDF com corte a laser e CNC. Os resultados apontam que os materiais desenvolvidos facilitaram a compreensão dos processos de fabricação, contribuindo para um ensino mais prático e atrativo. Apesar de ainda serem necessárias ações como a capacitação docente e a avaliação formal do impacto pedagógico, o projeto estabeleceu uma base sólida para sua continuidade. Conclui-se que a integração de tecnologias maker na criação de materiais didáticos é uma estratégia promissora para o ensino de engenharia.

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