Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM CONCEITUAL EM CIÊNCIAS NATURAIS ÀS LENTES DA TEORIA DA ATIVIDADE DE LEONTIEV

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Refletir sobre a sensibilização e a conscientização dos impactos ambientais, sobretudo a natureza e as manifestações que nela ocorrem é uma tentativa de dar mais significado ao ensino de Ciências Naturais. Para tanto, se faz necessário trabalhar a abordagem de forma holística, considerando o cotidiano dos alunos, já que vivemos em uma sociedade influenciada pelas intensas relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente. Isso exige, cada vez mais, a formação de uma sociedade consciente, tendo como base o papel fundamental das práticas laborais para desenvolvimento humano. É através dessas práticas que o ser humano garante a produção e reprodução de sua vida material. Neste sentido, o objetivo deste estudo é o de reconhecer a importância da aprendizagem conceitual no ensino de Ciências Naturais às lentes da Teoria da Atividade (TA) de Leontiev. A partir desses fundamentos teórico-metodológicos que balizam o desenvolvimento desta pesquisa bibliográfica, buscamos apresentar diálogos com destaque na aprendizagem conceitual. Diante disso, recorremos às contribuições de Marx (1987), Afanassiev (1961), Leontiev (1978), bem como de seus intérpretes, Schroeder (2007), Antunes (2018), Carvalho, Marques e Teixeira (2020). Em linhas gerais, os resultados mostram que é através do contexto histórico e cultural que somos capazes de compreender o funcionamento do direito do trabalho e sua relação com as atividades laborais. Partindo desse pressuposto, este estudo abre caminho para novas reflexões teóricas acerca da aprendizagem conceitual sob a perspectiva histórico-cultural, visto que entender o funcionamento do direito do trabalho e sua relação com as atividades laborais no ensino de Ciências Naturais, a priori, é fundamental compreender o seu contexto histórico e cultural.

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