A FISIOTERAPIA NA ATENÇÃO BÁSICA COM UM GRUPO DE DOCENTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAAnne Samilly Gomes Moreira, Acd ; Alecsandra Ferreira Tomaz, DraUniversidade Estadual da Paraíba/Campina Grande/ParaíbaAssunto: Apresentar as atividades de educação em saúde e de prevenção sobre estresse e orientações posturais para professores logo após o término de suas atividades laborativas. Embasamento: Com a necessidade e a precariedade do sistema educacional público, principalmente em comunidade de baixa renda, foi observada a possibilidade de implantação de uma ação de saúde de caráter preventivo e promoção da saúde, com vistas a melhoria da qualidade de vida no trabalho dos professores no ambiente escolar. Objetivo do trabalho desenvolvido: Relatar a experiência do trabalho da fisioterapia na promoção e prevenção de saúde de docentes de uma escola de ensino fundamental de uma comunidade de baixa renda no município de Campina Grande/PB. Descrição da atividade: A atividade faz parte de um projeto de extensão é desenvolvida através de encontros quinzenais sempre na escola com uma hora de duração com a presença de uma média de onze professores. Os encontros são estruturados a partir de temas previamente definidos e em algumas vezes sugeridos pelos participantes. São realizadas ações educativas em saúde e terapêuticas em uma roda de conversa, onde os docentes participam ativamente. Durante a parte discursiva são repassados assuntos como estresse, qualidade de vida, lesões por esforços repetitivos e após a explanação são feitos exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento muscular. Durante a prática física propõe-se uma reeducação postural destacando a importância da atividade levando em consideração o comprometimento físico com a rotina de trabalho diária desses professores. Lições aprendidas: Embora mediante as dificuldades e carências encontradas no decorrer das intervenções, observa-se que a extensão torna-se uma oportunidade acadêmica possibilitando uma atuação diferente daquela que habitualmente o acadêmico está direcionado, onde além de adquirir experiência beneficia-se mutuamente nos aspectos do processo ensino-aprendizagem. Possíveis recomendações: Assim como o projeto (PL-1270/2011) que tem a intenção de tornar obrigatória a presença de um psicólogo nas escolas, também poderia ser observado o investimento para a presença de fisioterapeutas direcionados a trabalhos dentro da escola, viabilizando não apenas o desenvolvimento de atividades de educação postural junto aos escolares, como também um trabalho de prevenção e melhoria de qualidade de vida no trabalho dos docentes. Palavras-chave: Docentes, Saúde, Prevenção.