Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

OS JOGOS POPULARES DENTRO DAS AULAS EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, HABILIDADES MOTORAS, JOGOS POPULARES Relato de Experiência (RE) Formação do Profissional de Educação Física
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Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

Atualmente se propõem a importância da formação de várias habilidades motoras nas aulas de Educação Físicas através de jogos populares, como instrumento incentivador para mudança de comportamento em relação à única formação de uma habilidade motora do aluno, onde tem sido bastante discutido no meio acadêmico. Não existe um conceito certo para jogos populares mais segundo o Dicionário do Folclore Brasileiro:Jogo é a expressão popular que compreende apenas o jogo de cartas, de gamão, bilhar, xadrez, etc. Como sinônimo de “brincadeira” infantil, jogo ginástico, motor, é de recente divulgação pedagógica. Duarte Nunes de Leão já registra essa mudança de significação: “E como na palavra jogo, que, querendo dizer, em latim, somente graça ou galantaria de palavras, a conduzimos na significação da palavra LUDENS. E dizemos jogo de cartas, de bola e todas as nas maneiras de Jogos”.Assim surgiu uma grande indagação com relação à formação escolar desses alunos, pois se compreende que é fundamental que a escola e a Educação Física, comecem a dar ênfase a respeito dos conteúdos voltados para a formação desses alunos. Assim sendo essa pesquisa tem como objetivo investigar e identificar como através dos jogos populares pode-se forma as habilidades motoras dos alunos. Com isso, é possível identificar se a Educação Física tem contribuído para que esses sujeitos adotem essas habilidades motoras através dos jogos populares. Portanto, optamos por esse tema devido a suspeita do alarmante número de crianças e jovens com poucas variabilidades motoras, e com os jogos populares assim pode contribuir para minimizar esses problemas. Diante disso, é necessário fazermos uma reflexão sobre a aquisição dessas habilidades, nesses escolares no que tange ao comportamento, para assim, intervir efetivamente para que os indivíduos busquem por mudança comportamental que venha a proporcionar uma melhor variabilidade em suas habilidades motoras através dos jogos populares. Tentaremos a partir de uma pesquisa descritiva e com enfoque qualitativo. Através de coletar os dados em cinco escolas públicas do município de Paulo Afonso-BA, e fazer as pesquisas junto aos professores de Educação Física dessas instituições de ensino. Nesta pesquisa irá envolver questionários, entrevistas e observação participante. Selecionando turmas do 4º ao 5º ano do ensino Fundamental I. A Educação Física é uma área bastante apropriada para se trabalhar com os jogos populares, mas infelizmente muitos professores não utilizam essa forma de atividade. Mais isso porque que motivo ou por culpa de quem? Da Escola? Do professor? Dos alunos? Muitos autores acreditam que é um somatório de tudo isso, já que todo o conhecimento ou bagagem cultural do aluno fica do portão do colégio para fora.Com isso tentaremos propor que os jogos populares sejam utilizados nas aulas de Educação Física, para desenvolver tentar comprovar que os jogos populares podem ser utilizados nas aulas na formação de habilidades motoras fundamentais dos alunos.

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