A Educação Física na escolar é um dos componentes curriculares de grande importância para transformação e consciência corporal da criança. Nota-se que nos dias atuais devido a vários fatores, crianças vêem perdendo a sua criatividade no brincar, substituindo brincadeiras que proporcionam muito mais o desenvolvimento motor por brinquedos como vídeo games, computadores, e outros dispositivos eletrônicos, deixando de se movimentar, fator que causa déficit motor, conseqüentes do morar em apartamentos pequenos e confinados, da violência nas ruas, saída da mãe para trabalhar, dentre outros fatores. Este estudo investigou se havia uma relação entre a massa corporal e o desenvolvimento motor em crianças com faixa etária de 6 a 10 anos. Tem como amostra trinta crianças participantes ativamente das aulas de educação física escolar, sendo 15 do sexo masculino e 15 femininos. O presente estudo é descritivo desenvolvimental com delineamento transversal. No gênero masculino foi observado que o índice abaixo do peso 33,2% dos meninos e no normal 26,8% para o sobrepeso 6,8% e obeso 33,2%. No gênero feminino foi observado abaixo do peso 20% e normal 46,4%, com sobrepeso 6,8% e obesos 26,8%. Para o desenvolvimento motor grosso foi observado que os meninos apresentaram níveis satisfatórios de aptidão motora, nas habilidades locomotoras, com diferença significativa para p<0,05 entre a idade cronológica (IC) e a idade motora (IM), já nas habilidades de controle de objetos não foi encontrada diferença significativa entre as (IC) e (IM). Para as meninas, nas habilidades locomotoras a (IM) foi superior a (IC), porém apenas as meninas de idade superior apresentaram diferença significativa para p<0,05 e nas habilidades de controle de objeto o grupo de menor idade obteve resultados semelhantes da (IC) e (IM). Porém as de idade mais avançadas apresentaram resultados abaixo do esperado, diferença essa significativa. É possível que o IMC mais elevado nos meninos e meninas esteja interferindo diretamente no nível do aprendizado motor.