O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA SUPERADORA
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1463 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 176 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA SUPERADORA" "resumo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA SUPERADORAJosileide Ferreira de Araújo – UEPBIsabeli Cavalcante Barbosa – UEPBJussara Barbosa da Silva – UEPB Isaias Farias Rodrigues – UEPBJosé Romero Mota da Silva – UEPBGuilherme Barbosa da Silva – UEPBOrientador - Prof. Ms. Jeimison de Araújo Macieira – UEPBO presente trabalho é resultado da participação de uma equipe de estagiários no componente curricular estagio supervisionado do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Tem como objetivo, relatar a experiência de aplicação da abordagem de ensino crítico-superadora durante a realização do estagio. A aplicação da abordagem foi motivada pela necessidade de construir um referencial teórico/prático que desse conta de responder a realidade atual da escola pública. Para isso, dentre as abordagens propositivas de ensino da Educação Física, elegemos esta como àquela que consegue tratar o conhecimento relativo à área de forma a permitir que os alunos possam, não apenas reproduzir os elementos da cultura corporal, mas refletir sobre eles de forma critica. Como campo de estagio e aplicação desta abordagem, estivemos alocados na escola Municipal Dr. Chateaubriand, no bairro José Pinheiro, Campina Grande - PB. Compreendendo a importância deste relato, identificamos a necessidade de tornar pública essa experiência pedagógica com a intenção de contribuir para as discussões na área a respeito da aplicação prática de determinada abordagem de ensino. O objetivo do estagio supervisionado foi o de possibilitar aos estagiários, vivenciar o processo de iniciação a docência durante um período letivo determinado, no qual eles estariam realizando uma intervenção didático/pedagógica na referida escola. O público alvo tratava-se de alunos de 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental I, de ambos os sexos, com idade vaiando entre 7 e 13 anos. Durante o estágio e a aplicação da abordagem – como metodologia de ensino – percebemos a necessidade de um maior aprofundamento teórico acerca da metodologia sugerida, pois entendemos como fundamental o domínio dos conceitos e categorias que a própria abordagem suscita enquanto proposta pedagógica. A abordagem Crítico-superadora possibilitou-nos ferramentas de compreensão do processo ensino/aprendizagem de forma sistematizada. O que proporcionou a equipe e aos alunos da escola a assimilação de forma reflexiva dos conteúdos da cultura corporal trabalhados durante o percurso do estágio. Desse modo, entende-se que a abordagem crítico-superadora fez com que pudéssemos constatar, interpretar, compreender e explicar a realidade complexa e contraditória, na qual a escola este inserida. Nesse sentido, sugere-se a análise, de forma pormenorizada da abordagem, atribuindo-a os sentidos e significados relativos à prática pedagógica da Educação Física na escola. Palavras-chave: Estágio supervisionado, Educação Física, Crítico-superadora." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO FÍSICA, CRÍTICO-SUPERADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILEIDE FERREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LEIDE" "autor_email" => "josileide02@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1463 "edicao_id" => 5 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 176 "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA SUPERADORA" "resumo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: CONSTRUINDO UMA PRÁTICA SUPERADORAJosileide Ferreira de Araújo – UEPBIsabeli Cavalcante Barbosa – UEPBJussara Barbosa da Silva – UEPB Isaias Farias Rodrigues – UEPBJosé Romero Mota da Silva – UEPBGuilherme Barbosa da Silva – UEPBOrientador - Prof. Ms. Jeimison de Araújo Macieira – UEPBO presente trabalho é resultado da participação de uma equipe de estagiários no componente curricular estagio supervisionado do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Tem como objetivo, relatar a experiência de aplicação da abordagem de ensino crítico-superadora durante a realização do estagio. A aplicação da abordagem foi motivada pela necessidade de construir um referencial teórico/prático que desse conta de responder a realidade atual da escola pública. Para isso, dentre as abordagens propositivas de ensino da Educação Física, elegemos esta como àquela que consegue tratar o conhecimento relativo à área de forma a permitir que os alunos possam, não apenas reproduzir os elementos da cultura corporal, mas refletir sobre eles de forma critica. Como campo de estagio e aplicação desta abordagem, estivemos alocados na escola Municipal Dr. Chateaubriand, no bairro José Pinheiro, Campina Grande - PB. Compreendendo a importância deste relato, identificamos a necessidade de tornar pública essa experiência pedagógica com a intenção de contribuir para as discussões na área a respeito da aplicação prática de determinada abordagem de ensino. O objetivo do estagio supervisionado foi o de possibilitar aos estagiários, vivenciar o processo de iniciação a docência durante um período letivo determinado, no qual eles estariam realizando uma intervenção didático/pedagógica na referida escola. O público alvo tratava-se de alunos de 2º, 3º e 4º anos do ensino fundamental I, de ambos os sexos, com idade vaiando entre 7 e 13 anos. Durante o estágio e a aplicação da abordagem – como metodologia de ensino – percebemos a necessidade de um maior aprofundamento teórico acerca da metodologia sugerida, pois entendemos como fundamental o domínio dos conceitos e categorias que a própria abordagem suscita enquanto proposta pedagógica. A abordagem Crítico-superadora possibilitou-nos ferramentas de compreensão do processo ensino/aprendizagem de forma sistematizada. O que proporcionou a equipe e aos alunos da escola a assimilação de forma reflexiva dos conteúdos da cultura corporal trabalhados durante o percurso do estágio. Desse modo, entende-se que a abordagem crítico-superadora fez com que pudéssemos constatar, interpretar, compreender e explicar a realidade complexa e contraditória, na qual a escola este inserida. Nesse sentido, sugere-se a análise, de forma pormenorizada da abordagem, atribuindo-a os sentidos e significados relativos à prática pedagógica da Educação Física na escola. Palavras-chave: Estágio supervisionado, Educação Física, Crítico-superadora." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO FÍSICA, CRÍTICO-SUPERADORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => ".pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSILEIDE FERREIRA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "LEIDE" "autor_email" => "josileide02@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conaef" "edicao_nome" => "Anais III CONAEF" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012" "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png" "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00" "publicacao_id" => 5 "publicacao_nome" => "Revista Conaef" "publicacao_codigo" => "2317-1235" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }