O esporte se caracteriza como um grande fenômeno sociocultural da humanidade e acaba possuindo um grande número de adeptos no mundo inteiro. Na escola, esse fenômeno social, muitas vezes acaba seguindo uma linha que em nada contribui para a aprendizagem e formação global dos alunos perdendo assim o sentido relacionado à aprendizagem pedagógica. Nas aulas de Educação física muitas vezes o que se observa em relação ao esporte é a sua aplicação voltada para o rendimento (levando o aluno a repetir gestos e técnicas tradicionais e provocando exclusão para quem não consegue atender as expectativas) ou para a simples participação (eliminando um espaço de aprendizagem para dar margem a momentos recreativos, sem compromisso com a evolução do aluno). Percebe-se que no município de Santa Brígida – BA, o esporte muitas vezes acaba deixando de proporcionar o que poderia e o que deveria quanto ao compromisso que as escolas e em especial os professores de Educação física possuem em relação à formação discente. Foi diante dessas atestações que surgiu o interesse de pesquisar sobre quais são as contribuições que as dimensões sociais do esporte podem fornecer para as dimensões física, social e mental dos alunos do 2º ano (C) do ensino médio do Colégio Estadual Luiz Viana Filho. Essa necessidade científica de pesquisa se justifica pelo fato de que historicamente o esporte em tal instituição sempre caminhou desordenadamente por tais vertentes, não apresentando um caráter único, eficaz e formador para os alunos. Tal pesquisa se faz vital para saber conduzir o processo de ensino/aprendizagem da maneira mais eficaz possível, agregando valores antes não construídos, verificando carências e então suprir necessidades até então não fomentadas. Referente à metodologia, a investigação se pautou em um caráter qualitativo a níveis de conhecimentos descritivo-explicativos. Foi realizada uma pesquisa ação com entrevistas aos alunos da referida instituição de ensino, gerando instrumentos que permitissem a construção do trabalho. Conclui-se com a análise do trabalho, que as aulas de educação física devem proporcionar momentos de aprendizagem para os alunos, agregando conhecimentos e valores a sua formação social, desenvolvendo assim as suas dimensões sociais, físicas e psicológicas dentro do espaço escolar.