Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO E RENDIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR DE SANTA BRÍGIDA (BA): DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA, ESPORTE Pôster (PO) O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1488
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 124
    "inscrito_id" => 477
    "titulo" => "APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO E RENDIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR DE SANTA BRÍGIDA (BA):  DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE."
    "resumo" => "O esporte se caracteriza como um grande fenômeno sociocultural da humanidade e acaba possuindo um grande número de adeptos no mundo inteiro. Na escola, esse fenômeno social, muitas vezes acaba seguindo uma linha que em nada contribui para a aprendizagem e formação global dos alunos perdendo assim o sentido relacionado à aprendizagem pedagógica. Nas aulas de Educação física muitas vezes o que se observa em relação ao esporte é a sua aplicação voltada para o rendimento (levando o aluno a repetir gestos e técnicas tradicionais e provocando exclusão para quem não consegue atender as expectativas) ou para a simples participação (eliminando um espaço de aprendizagem para dar margem a momentos recreativos, sem compromisso com a evolução do aluno). Percebe-se que no município de Santa Brígida – BA, o esporte muitas vezes acaba deixando de proporcionar o que poderia e o que deveria quanto ao compromisso que as escolas e em especial os professores de Educação física possuem em relação à formação discente. Foi diante dessas atestações que surgiu o interesse de pesquisar sobre quais são as contribuições que as dimensões sociais do esporte podem fornecer para as dimensões física, social e mental dos alunos do 2º ano (C) do ensino médio do Colégio Estadual Luiz Viana Filho. Essa necessidade científica de pesquisa se justifica pelo fato de que historicamente o esporte em tal instituição sempre caminhou desordenadamente por tais vertentes, não apresentando um caráter único, eficaz e formador para os alunos. Tal pesquisa se faz vital para saber conduzir o processo de ensino/aprendizagem da maneira mais eficaz possível, agregando valores antes não construídos, verificando carências e então suprir necessidades até então não fomentadas. Referente à metodologia, a investigação se pautou em um caráter qualitativo a níveis de conhecimentos descritivo-explicativos. Foi realizada uma pesquisa ação com entrevistas aos alunos da referida instituição de ensino, gerando instrumentos que permitissem a construção do trabalho. Conclui-se com a análise do trabalho, que as aulas de educação física devem proporcionar momentos de aprendizagem para os alunos, agregando conhecimentos e valores a sua formação social, desenvolvendo assim as suas dimensões sociais, físicas e psicológicas dentro do espaço escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA, ESPORTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ JAFÉR DOS SANTOS PAES"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ JAFÉR"
    "autor_email" => "luizjafer@outlook.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS (AGES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1488
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 124
    "inscrito_id" => 477
    "titulo" => "APRENDIZAGEM, PARTICIPAÇÃO E RENDIMENTO NO ESPAÇO ESCOLAR DE SANTA BRÍGIDA (BA):  DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE."
    "resumo" => "O esporte se caracteriza como um grande fenômeno sociocultural da humanidade e acaba possuindo um grande número de adeptos no mundo inteiro. Na escola, esse fenômeno social, muitas vezes acaba seguindo uma linha que em nada contribui para a aprendizagem e formação global dos alunos perdendo assim o sentido relacionado à aprendizagem pedagógica. Nas aulas de Educação física muitas vezes o que se observa em relação ao esporte é a sua aplicação voltada para o rendimento (levando o aluno a repetir gestos e técnicas tradicionais e provocando exclusão para quem não consegue atender as expectativas) ou para a simples participação (eliminando um espaço de aprendizagem para dar margem a momentos recreativos, sem compromisso com a evolução do aluno). Percebe-se que no município de Santa Brígida – BA, o esporte muitas vezes acaba deixando de proporcionar o que poderia e o que deveria quanto ao compromisso que as escolas e em especial os professores de Educação física possuem em relação à formação discente. Foi diante dessas atestações que surgiu o interesse de pesquisar sobre quais são as contribuições que as dimensões sociais do esporte podem fornecer para as dimensões física, social e mental dos alunos do 2º ano (C) do ensino médio do Colégio Estadual Luiz Viana Filho. Essa necessidade científica de pesquisa se justifica pelo fato de que historicamente o esporte em tal instituição sempre caminhou desordenadamente por tais vertentes, não apresentando um caráter único, eficaz e formador para os alunos. Tal pesquisa se faz vital para saber conduzir o processo de ensino/aprendizagem da maneira mais eficaz possível, agregando valores antes não construídos, verificando carências e então suprir necessidades até então não fomentadas. Referente à metodologia, a investigação se pautou em um caráter qualitativo a níveis de conhecimentos descritivo-explicativos. Foi realizada uma pesquisa ação com entrevistas aos alunos da referida instituição de ensino, gerando instrumentos que permitissem a construção do trabalho. Conclui-se com a análise do trabalho, que as aulas de educação física devem proporcionar momentos de aprendizagem para os alunos, agregando conhecimentos e valores a sua formação social, desenvolvendo assim as suas dimensões sociais, físicas e psicológicas dentro do espaço escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA, ESCOLA, ESPORTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ JAFÉR DOS SANTOS PAES"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ JAFÉR"
    "autor_email" => "luizjafer@outlook.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS (AGES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O esporte se caracteriza como um grande fenômeno sociocultural da humanidade e acaba possuindo um grande número de adeptos no mundo inteiro. Na escola, esse fenômeno social, muitas vezes acaba seguindo uma linha que em nada contribui para a aprendizagem e formação global dos alunos perdendo assim o sentido relacionado à aprendizagem pedagógica. Nas aulas de Educação física muitas vezes o que se observa em relação ao esporte é a sua aplicação voltada para o rendimento (levando o aluno a repetir gestos e técnicas tradicionais e provocando exclusão para quem não consegue atender as expectativas) ou para a simples participação (eliminando um espaço de aprendizagem para dar margem a momentos recreativos, sem compromisso com a evolução do aluno). Percebe-se que no município de Santa Brígida – BA, o esporte muitas vezes acaba deixando de proporcionar o que poderia e o que deveria quanto ao compromisso que as escolas e em especial os professores de Educação física possuem em relação à formação discente. Foi diante dessas atestações que surgiu o interesse de pesquisar sobre quais são as contribuições que as dimensões sociais do esporte podem fornecer para as dimensões física, social e mental dos alunos do 2º ano (C) do ensino médio do Colégio Estadual Luiz Viana Filho. Essa necessidade científica de pesquisa se justifica pelo fato de que historicamente o esporte em tal instituição sempre caminhou desordenadamente por tais vertentes, não apresentando um caráter único, eficaz e formador para os alunos. Tal pesquisa se faz vital para saber conduzir o processo de ensino/aprendizagem da maneira mais eficaz possível, agregando valores antes não construídos, verificando carências e então suprir necessidades até então não fomentadas. Referente à metodologia, a investigação se pautou em um caráter qualitativo a níveis de conhecimentos descritivo-explicativos. Foi realizada uma pesquisa ação com entrevistas aos alunos da referida instituição de ensino, gerando instrumentos que permitissem a construção do trabalho. Conclui-se com a análise do trabalho, que as aulas de educação física devem proporcionar momentos de aprendizagem para os alunos, agregando conhecimentos e valores a sua formação social, desenvolvendo assim as suas dimensões sociais, físicas e psicológicas dentro do espaço escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.