Nas últimas décadas vem ocorrendo mudanças técnicas-científicas para que as novas diretrizes para o ensino médio apresentadas nos PCN alcance uma educação científica de qualidade em todos os níveis da educação. Dentre as abordagens discutidas, o uso da História da Ciência (HC) tem sido amplamente considerado como adequada para atingir vários propósitos educacionais na formação científica básica, que objetiva eliminar controvérsias e crenças pré-estabelecida nas concepções prévias dos alunos. Nesse sentido, o estudo de episódios particulares da história da ciência pode fornecer subsídios para a discussão de aspectos da NdC em sala de aula, uma vez que oferece uma visão mais profunda e detalhada do processo de construção do conhecimento científico. Diante disso, nosso enfoque foi abordar a problemática da Natureza da Luz no século XIX, que envolve uma discussão acerca de teorias predominantes na época. Esse estudo foi resultado de uma série de atividades desenvolvidas ao longo de quatro encontros que teve como culminância a apresentação de uma peça de teatro. Esta proposta faz parte das atividades desenvolvidas junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que tem dentre seus objetivos promover a interdisciplinaridade, buscando a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo na formação profissional do docente, elevando a qualidade das ações acadêmicas.