Essa pesquisa busca lançar um olhar de avaliação sobre o PIBID, especificamente sobre o subprojeto de Química/DQ/CCT/UEPB, que se encontrou em vigência na Universidade Estadual da Paraíba – UEPB nos últimos dois anos [2010/2011], com o propósito de avaliar as contribuições do Programa para a formação docente inicial do professor de Química. Dessa forma, esta pesquisa se desenvolveu em três etapas: Verificar as condições de implementação e funcionamento do Pibid no âmbito da UEPB; Avaliar até que ponto essa experiência modificou a postura científico-pedagógica do licenciando em Química; e comparar os resultados alcançados com os objetivos do programa.Esta pesquisa caracteriza-se, portanto, como um estudo de caso, de ordem documental, fundamentalmente de cunho qualitativo-interpretativista, baseado no método de procedimento analítico-descritivo, utilizando como técnica a observação direta extensiva.Foi elaborado um questionário contendo 9 questões discursivas para ser aplicado com um total de 27 alunos-bolsistas.Do total desses alunos participantes no Programa, responderam o questionário voluntariamente 19 alunos, o que totaliza 70,37% do público-alvo, o que garante, dessa forma, uma margem satisfatória para análise.Os resultados obtidos apontam para a correção de algumas direções operacionais que necessitam serem levadas em consideração pela Coordenação Institucional, em parceria com a Coordenação da Área de Química, para a potencialização do Programa. É necessário ressaltar que apesar de algumas dificuldades apresentadas, o PIBID tem proporcionado aos alunos-bolsistas a oportunidade de romper com o paradigma ultrapassado de formação docente descontextualizada da prática, ao motivá-los a procurar estabelecer relações entre a teoria acumulada nas salas de aula da universidade e a prática proporcionada pelas atividades desenvolvidas ao longo desses dois anos de existência do Programa na UEPB.