Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 3ª ANO DE UMA ESCOLA VINCULADA AO PIBID: UM NOVO PROJETO A PARTIR DIAGNÓSTICO

Palavra-chaves: Análise Diagnóstica, Leitura E Escrita, Ensino Aprendizagem Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 405
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 291
    "inscrito_id" => 1820
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 3ª ANO DE UMA ESCOLA VINCULADA AO PIBID: UM NOVO PROJETO A PARTIR DIAGNÓSTICO"
    "resumo" => "Este trabalho emerge a partir do diagnóstico das atividades desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Mossoró/RN, cujo objetivo foi diagnosticar e analisar o nível de aprendizagem dos alunos do 3ª ano do ensino fundamental, quanto às habilidades de leitura e escrita, fazendo uma breve análise com base em descritores da Prova Brasil. Essa escola é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, esse é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Utilizamos primeiramente a pesquisa bibliográfica com autores que discutem as habilidades e competências em língua portuguesa; após realizamos estudo documental e análise da Prova Brasil. A culminância do trabalho foi à construção de instrumentos para diagnosticar como estão os alunos em relação à leitura e escrita. Constatamos que os 23 alunos: apenas dois não dominavam o sistema de escrita, outros três não dominam a habilidade da leitura; dois alunos ao tentarem responder as questões repetiram-nas; os demais demonstraram compreender os textos apresentados nas atividades. Concluímos que 16 alunos dos vinte e três tem conseguido êxito na aprendizagem do processo da leitura escrita, enquanto sete alunos demonstram dificuldades. Consideramos necessário um repensar sobre os conteúdos e em torno do quê e como se deve trabalhar, para uma aprendizagem que contemple as dificuldades apresentadas. Assim construímos um projeto de leitura chamado “Ateliê Literário: a arte de contar, criar e interpretar” objetivando o refazer das atividades pedagógicas tendo como foco as ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem da leitura e escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Análise diagnóstica, Leitura e escrita, Ensino aprendizagem"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f2d887e01a80e813d9080038decbbabb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLEONICE SOARES"
    "autor_nome_curto" => "CLÉO SOARES"
    "autor_email" => "cleonice_s@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 405
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 291
    "inscrito_id" => 1820
    "titulo" => "APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DO 3ª ANO DE UMA ESCOLA VINCULADA AO PIBID: UM NOVO PROJETO A PARTIR DIAGNÓSTICO"
    "resumo" => "Este trabalho emerge a partir do diagnóstico das atividades desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Mossoró/RN, cujo objetivo foi diagnosticar e analisar o nível de aprendizagem dos alunos do 3ª ano do ensino fundamental, quanto às habilidades de leitura e escrita, fazendo uma breve análise com base em descritores da Prova Brasil. Essa escola é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, esse é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Utilizamos primeiramente a pesquisa bibliográfica com autores que discutem as habilidades e competências em língua portuguesa; após realizamos estudo documental e análise da Prova Brasil. A culminância do trabalho foi à construção de instrumentos para diagnosticar como estão os alunos em relação à leitura e escrita. Constatamos que os 23 alunos: apenas dois não dominavam o sistema de escrita, outros três não dominam a habilidade da leitura; dois alunos ao tentarem responder as questões repetiram-nas; os demais demonstraram compreender os textos apresentados nas atividades. Concluímos que 16 alunos dos vinte e três tem conseguido êxito na aprendizagem do processo da leitura escrita, enquanto sete alunos demonstram dificuldades. Consideramos necessário um repensar sobre os conteúdos e em torno do quê e como se deve trabalhar, para uma aprendizagem que contemple as dificuldades apresentadas. Assim construímos um projeto de leitura chamado “Ateliê Literário: a arte de contar, criar e interpretar” objetivando o refazer das atividades pedagógicas tendo como foco as ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem da leitura e escrita."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Análise diagnóstica, Leitura e escrita, Ensino aprendizagem"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "f2d887e01a80e813d9080038decbbabb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CLEONICE SOARES"
    "autor_nome_curto" => "CLÉO SOARES"
    "autor_email" => "cleonice_s@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este trabalho emerge a partir do diagnóstico das atividades desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Mossoró/RN, cujo objetivo foi diagnosticar e analisar o nível de aprendizagem dos alunos do 3ª ano do ensino fundamental, quanto às habilidades de leitura e escrita, fazendo uma breve análise com base em descritores da Prova Brasil. Essa escola é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, esse é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Utilizamos primeiramente a pesquisa bibliográfica com autores que discutem as habilidades e competências em língua portuguesa; após realizamos estudo documental e análise da Prova Brasil. A culminância do trabalho foi à construção de instrumentos para diagnosticar como estão os alunos em relação à leitura e escrita. Constatamos que os 23 alunos: apenas dois não dominavam o sistema de escrita, outros três não dominam a habilidade da leitura; dois alunos ao tentarem responder as questões repetiram-nas; os demais demonstraram compreender os textos apresentados nas atividades. Concluímos que 16 alunos dos vinte e três tem conseguido êxito na aprendizagem do processo da leitura escrita, enquanto sete alunos demonstram dificuldades. Consideramos necessário um repensar sobre os conteúdos e em torno do quê e como se deve trabalhar, para uma aprendizagem que contemple as dificuldades apresentadas. Assim construímos um projeto de leitura chamado “Ateliê Literário: a arte de contar, criar e interpretar” objetivando o refazer das atividades pedagógicas tendo como foco as ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem da leitura e escrita.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.