Este trabalho emerge a partir do diagnóstico das atividades desenvolvidas em uma escola pública da cidade de Mossoró/RN, cujo objetivo foi diagnosticar e analisar o nível de aprendizagem dos alunos do 3ª ano do ensino fundamental, quanto às habilidades de leitura e escrita, fazendo uma breve análise com base em descritores da Prova Brasil. Essa escola é parceira do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, esse é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Utilizamos primeiramente a pesquisa bibliográfica com autores que discutem as habilidades e competências em língua portuguesa; após realizamos estudo documental e análise da Prova Brasil. A culminância do trabalho foi à construção de instrumentos para diagnosticar como estão os alunos em relação à leitura e escrita. Constatamos que os 23 alunos: apenas dois não dominavam o sistema de escrita, outros três não dominam a habilidade da leitura; dois alunos ao tentarem responder as questões repetiram-nas; os demais demonstraram compreender os textos apresentados nas atividades. Concluímos que 16 alunos dos vinte e três tem conseguido êxito na aprendizagem do processo da leitura escrita, enquanto sete alunos demonstram dificuldades. Consideramos necessário um repensar sobre os conteúdos e em torno do quê e como se deve trabalhar, para uma aprendizagem que contemple as dificuldades apresentadas. Assim construímos um projeto de leitura chamado “Ateliê Literário: a arte de contar, criar e interpretar” objetivando o refazer das atividades pedagógicas tendo como foco as ações para melhorar o processo ensino-aprendizagem da leitura e escrita.