A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49370 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 330 "inscrito_id" => 706 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da história da matemática como um recurso didático-pedagógico e compreender como a história da matemática está apresentada nos livros didáticos. Este trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e objetivo geral será analisar a importância da história da matemática como recurso didático-pedagógico. Para isso, iremos compreender a sua importância no processo histórico, bem como a sua utilidade através de artigos já realizados que retrata sobre esse tema. O enfoque deste trabalho será voltado para os anos finais do ensino fundamental. A pesquisa busca mostrar como o uso da história da matemática pode ser importante para o desenvolvimento cognitivo do aluno e também mostrar que através dela o aluno pode entender todo o processo de evolução que a matemática sofreu e assim diminuir a dificuldade que o mesmo apresenta em relação à disciplina. Com o estudo feito, verifica-se que a história da matemática é um instrumento importante para uma melhor contextualização da matemática em sala de aula e para a formação do aluno, uma vez que, permite a ele perceber que a matemática surgiu de necessidades do homem e que ela não é constituída apenas de acertos.Percebe-se ainda na pesquisa que a história da matemática surgiu junto com a necessidade do homem em tentar resolver problemas do seu dia a dia e que nos dias de hoje a matemática mostrou ter causado vários impactos na evolução, bem como em seu cotidiano e além disso, a matemática é uma disciplina importante para o desenvolvimento cognitivo e psíquico do homem, uma vez que influencia na resolução de problemas diários que o homem enfrenta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA38_ID706_11092017163617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO DE BRITO REIS" "autor_nome_curto" => "CAIO BRITO" "autor_email" => "caiobrito26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49370 "edicao_id" => 73 "trabalho_id" => 330 "inscrito_id" => 706 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da história da matemática como um recurso didático-pedagógico e compreender como a história da matemática está apresentada nos livros didáticos. Este trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica e objetivo geral será analisar a importância da história da matemática como recurso didático-pedagógico. Para isso, iremos compreender a sua importância no processo histórico, bem como a sua utilidade através de artigos já realizados que retrata sobre esse tema. O enfoque deste trabalho será voltado para os anos finais do ensino fundamental. A pesquisa busca mostrar como o uso da história da matemática pode ser importante para o desenvolvimento cognitivo do aluno e também mostrar que através dela o aluno pode entender todo o processo de evolução que a matemática sofreu e assim diminuir a dificuldade que o mesmo apresenta em relação à disciplina. Com o estudo feito, verifica-se que a história da matemática é um instrumento importante para uma melhor contextualização da matemática em sala de aula e para a formação do aluno, uma vez que, permite a ele perceber que a matemática surgiu de necessidades do homem e que ela não é constituída apenas de acertos.Percebe-se ainda na pesquisa que a história da matemática surgiu junto com a necessidade do homem em tentar resolver problemas do seu dia a dia e que nos dias de hoje a matemática mostrou ter causado vários impactos na evolução, bem como em seu cotidiano e além disso, a matemática é uma disciplina importante para o desenvolvimento cognitivo e psíquico do homem, uma vez que influencia na resolução de problemas diários que o homem enfrenta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "MATEMÁTICA / PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, ENSINO-APRENDIZAGEM, RECURSO DIDÁTICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA38_ID706_11092017163617.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAIO DE BRITO REIS" "autor_nome_curto" => "CAIO BRITO" "autor_email" => "caiobrito26@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil" "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil" "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/join/2017" "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg" "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00" "publicacao_id" => 47 "publicacao_nome" => "Anais JOIN" "publicacao_codigo" => "2594-8318" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }