PERCEPÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SOBRE O ECOSSISTEMA MANGUEZAL
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Portanto, projetar ações que contribuam para a criação de uma nova percepção é fundamental para a preservação do meio ambiente e uma das ferramentas para que ocorra essa conscientização é a aplicação da educação ambiental em contextos não escolares. A despeito disto, o objetivo neste trabalho foi analisar a percepção dos alunos do projeto Estudos de técnicas de inteligência computacional utilizadas como recurso tecnológico no monitoramento do ecossistema manguezal para preservação ambiental e planejamento energético da microrregião Bragantina (TECOPAM) antes e após o primeiro contato com o ecossistema manguezal utilizando como recurso a educação ambiental em contextos não escolares. Foi criado um roteiro para servir como guia de consulta para que os alunos associassem a literatura estudada com o que seria observado em campo. Os alunos juntamente com a orientadora realizaram uma visita a área de manguezal que fica localizada em São João de Pirabas com o intuito de observar as características do ambiente. Após o reconhecimento da área, foi realizada uma entrevista em forma de roda de conversa. De acordo com a percepção dos alunos, a literatura não define completamente as características e a dinâmica do ecossistema de manguezal. Em relação a flora, os alunos conseguiram visualizar as características de cada gênero de mangue presente na área de estudo. Anteriormente a visita, os alunos acreditavam que cada espécie vegetal se encontrava em uma zona diferente da outra, porém, perceberam que as espécies estavam misturadas, com diferença de predominância nas zonas observadas. 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