INTRODUÇÃO: O PET-Saúde é caracterizado como uma estratégia do Pró-Saúde para fomentar a formação de grupos de aprendizagem tutorial em áreas prioritárias para o SUS, inserindo os estudantes das graduações em saúde nos espaços dos serviços. O programa incentiva a participação e integração entre ensino, serviço e comunidade, objetivando a integração com o cotidiano para a formação de profissionais cientes das necessidades dos serviços de saúde.Dessa forma, o PET-Saúde pode ser reconhecido como uma estratégia de ação capaz de contribuir para uma melhor articulação entre a vida acadêmica e os serviços de saúde, favorecendo melhor reflexão para o desenvolvimento de um bom profissional que atenda os princípios do SUS de acordo com a necessidade da população. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada de alunos que fazem parte do PET-Saúde na utilização do programa como um importante instrumento na formação profissional em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma pesquisa-ação, desenvolvida pelos alunos do PET-Saúde, inserido na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB),as atividades são realizadas em duas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) em Campina Grande-PB, que atende a população situada na comunidade da Ramadinha I e Araxá/Jeremias. O trabalho foi realizado entre os meses de julho a dezembro de 2013, no turno matutino. RESULTADOS: As visitas domiciliares realizadas consistiram na regularização e efetivação dos dados para o cadastramento dos idosos no programa HIPERDIA, possibilitando uma melhor compreensão do processo saúde-doença e de seus determinantes. As palestras serviram de apoio para conscientização da população sobre os principais cuidados que devem ter para manter uma saúde adequada e com mais qualidade de vida. As oficinas consistiram na aferição da pressão arterial, circunferência abdominal, peso e altura, cuja finalidade era identificar possíveis agravos da doença e proporcionar o diálogo entre todos os participantes da equipe, de forma a incentivar uma ação interdisciplinar, e as dinâmicas funcionaram como uma opção lúdica para incentivar a adesão às reuniões, bem como a socialização. As experiências vivenciadas no projeto possibilitaram estabelecer um novo olhar para as inúmeras possibilidades que a formação em saúde compõe para a consolidação do SUS. Além disso, foi possível perceber a atuação do PET-Saúde como estimulador de diversas atividades que valorizam o aprendizado e atualização cotidiana das práticas em atenção básica. CONCLUSÃO: O PET-Saúde tem atuado como importante instrumento para formação de profissionais habilitados a desempenhar atividades de acordo com a demanda do SUS, promovendo qualidade de vida à população.Palavras-Chave: PET-Saúde; SUS; Profissional de Saúde