Artigo Anais do XVII Congresso Paulista de Saúde Pública

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-42-9

MATERNIDADE, HOME OFFICE E PANDEMIA: A SAÚDE MENTAL A PARTIR DAS HASHTAGS QUE REVELAM COMO O PÚBLICO E PRIVADO DIVIDEM O MESMO ESPAÇO.

Palavra-chaves: MATERNIDADE, PANDEMIA, HOME OFFICE, SAÚDE MENTAL, Comunicação Oral (CO) ET 03 - Saúde Mental e coletividades
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Publicado em 24 de novembro de 2021

Resumo

A PANDEMIA POTENCIALIZOU OS DESAFIOS VIVENCIADOS PELA POPULAÇÃO, E AS REDES SOCIAIS SE TORNARAM CANAIS DE COMUNICAÇÃO ENTRE MÃES QUE COMPARTILHAM SUAS EXPERIÊNCIAS E ESTABELECEM REDES VIRTUAIS DE APOIO. OBJETIVOU-SE IDENTIFICAR OS SENTIMENTOS QUE IMPACTARAM A SAÚDE MENTAL DAS MÃES QUE ATUAVAM EM HOME OFFICE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, A PARTIR DE ANÁLISE DE HASHTAGS DE PUBLICAÇÕES NO INSTAGRAM. ESTUDO DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO, CUJA COLETA DE DADOS SE DEU DE 10 A 20 DE AGOSTO DE 2021. UTILIZOU-SE NOVE HASHTAGS, FORAM ANALISADAS 821 PUBLICAÇÕES NO FEED, INCLUINDO INFORMAÇÕES DAS LEGENDAS, APLICADOS OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS, FORAM INCLUÍDAS 79 POSTAGENS. OS RESULTADOS APONTAM PARA 9 SENTIMENTOS NEGATIVOS, ONDE 27 (34,17%) DAS POSTAGENS EXPRESSAVAM SOBRECARGA, 7(8,86%) EXAUSTÃO, 5 (6,33%) CULPA, 4 (5,06%) ESTRESSE, 2(2,53%). MEDO, DESESPERO/NÃO ACEITAÇÃO, ANSIEDADE E AMBIVALÊNCIA APARECERAM 1(1,26%) VEZ, CADA UM. EMERGIRAM 7 SENTIMENTOS POSITIVOS ONDE RESILIÊNCIA E LEVEZA APARECERAM 14 VEZES (17,72%), EQUILÍBRIO FORAM 9 (11,40%), 5 (6,33%) DENOTAVAM ESPERANÇA, 4 (5,06%) EXPRESSAVAM OTIMISMO E 1 (1,26%) FORAM PUBLICAÇÕES QUE EXPRESSAVAM HUMILDADE E GRATIDÃO. COMO LUGAR DE FALA EMERGIRAM 25 (31,56%) PUBLICAÇÕES QUE EXPRESSAVAM PARTILHA, 18 (22,78%) DENOTAVAM PERTENCIMENTO/EMPATIA E 10 (12,65%) EXPRESSAVAM NECESSIDADE DE DESABAFO. O TRABALHO DE HOME OFFICE IMPACTA NEGATIVAMENTE A SAÚDE MENTAL NAS MÃES, GERANDO UMA SOBRECARGA ADICIONAL, MAS TAMBÉM, HÁ SENTIMENTOS POSITIVOS, QUE DENOTAM CAPACIDADE DE LIDAR COM SITUAÇÕES DIFÍCEIS, COMO AS IMPOSTAS PELA PANDEMIA DE COVID-19

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