CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA: OS GRUPOS SÃO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA O FORTALECIMENTO DO COLETIVO, BEM COMO ESPAÇOS QUE POTENCIALIZAM AÇÕES E AMPLIAM O CAMPO DO SABER, POSSIBILITANDO TROCAS E APRENDIZADOS. DESCRIÇÃO: O RELATO DE EXPERIÊNCIA EM QUESTÃO, DECORRE DAS VIVÊNCIAS NO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM SAÚDE E TRABALHO (GEPESAT), GRUPO DE PESQUISA CADASTRADO NO CNPQ, QUE TEM COMO LÍDER A PROFª DRª MARIA DIONÍSIA DO AMARAL DIAS. O GRUPO EXISTE DESDE 2013, E TEM COMO OBJETIVO A INVESTIGAÇÃO DE TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE E TRABALHO. LIÇÕES APRENDIDAS: NO CONTEXTO DA PANDEMIA E COM AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DECORRENTES DAS MEDIDAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA COVID-19, COMO O ISOLAMENTO E DISTANCIAMENTO SOCIAL, FEZ-SE NECESSÁRIO UTILIZAR O AMBIENTE VIRTUAL PARA A REALIZAÇÃO DOS ENCONTROS DO GRUPO, QUE ACONTECEM QUINZENALMENTE DESDE 2020. PARA CADA ENCONTRO SÃO PREVIAMENTE INDICADOS TEXTOS DE APOIO PARA A REALIZAÇÃO DOS DEBATES E INTERAÇÃO DO GRUPO, FICANDO UMA OU DUAS PESSOAS RESPONSÁVEIS PELA APRESENTAÇÃO DE SÍNTESE SISTEMATIZADA. NOS ENCONTROS TAMBÉM OCORREM APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS DESENVOLVIDOS PELOS PARTICIPANTES. A DINÂMICA ADOTADA POSSIBILITA, ALÉM DA APRENDIZAGEM COLETIVA, A CRIAÇÃO DE VÍNCULO, EM ESPAÇO DE APOIO E SUPORTE, FACILITADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DE POTÊNCIAS DE AÇÃO. OS DESAFIOS FIZERAM-SE DEVIDO A MODALIDADE REMOTA, O QUE TROUXE A NECESSIDADE DE MAIOR DISPOSIÇÃO, CONCENTRAÇÃO, DEDICAÇÃO E TAMBÉM COMPROMETEU A INTEGRAÇÃO E TROCAS AFETIVAS QUE SÃO POTENCIALIZADAS NOS ENCONTROS PRESENCIAIS. RECOMENDAÇÃO: MANUTENÇÃO E AMPLIAÇÃO DO GRUPO, GARANTINDO UM ESPAÇO PARA REFLEXÃO SOBRE NOVOS DESAFIOS NO CAMPO DO TRABALHO.