CRENÇAS DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81258 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2359 "inscrito_id" => 3809 "titulo" => "CRENÇAS DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "APRESENTAMOS NESTE ARTIGO ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS NA DISSERTA??O DE MESTRADO, VINCULADA ? LINHA DE PESQUISA: FORMA??O DE PROFESSORES, NO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCA??O CIENT?FICA E FORMA??O DE PROFESSORES (PPG- ECFP), OFERTADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB), CAMPUS DE JEQUI?-BA. TRATA-SE DE UMA INVESTIGA??O A PARTIR DA INFLU?NCIA DAS CREN?AS NA A??O E/OU COMPORTAMENTO DID?TICO DO PROFESSOR. COM BASE EM UM CONTEXTO E CEN?RIO SITUADO, TRATOU-SE DE RESPONDER ? PERGUNTA: QUAIS CREN?AS PREDOMINAM ENTRE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA, EM EXERC?CIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PARTICIPANTES DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE FORMA??O CONTINUADA EM SERVI?O, EM RELA??O ? MATEM?TICA E SEU ENSINO? NESTES TERMOS ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL, COMPREENDER AS CREN?AS PREDOMINANTES DESSES DOCENTES. UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTO METODOL?GICO, NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, A PESQUISA DE CAMPO. COM OS CRIT?RIOS DE INCLUS?O E EXCLUS?O DA PESQUISA, OBTIVEMOS UMA AMOSTRA COM SETE PROFESSORAS. PARA PRODU??O DOS DADOS, RECORREMOS ? AN?LISE DOCUMENTAL E QUESTION?RIO SEMIABERTO. OS QUAIS RECEBERAM O TRATAMENTO CONFORME AS T?CNICAS DE AN?LISE DE CONTE?DO PROPOSTA POR BARDIN E A AN?LISE DESSES SUSTENTARAM-SE NO REFERENCIAL TE?RICO ADOTADO. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS QUANTO ? NATUREZA DA MATEM?TICA, UMA CREN?A PREDOMINANTEMENTE PITAG?RICA COM FINALIDADE UTILITARISTA E QUANTO AO ENSINO DA MATEM?TICA, AS CREN?AS PREDOMINANTES FORAM: A PROCESSUAL GERATIVA E A PLAT?NICA. CONCLU?MOS QUE AS CREN?AS, ENQUANTO COMPONENTE DA DIMENS?O AFETIVA, S?O VE?CULOS QUE APARECEM NA DIFUS?O DO CONHECIMENTO MATEM?TICO, PELO(A) PROFESSOR(A), E A CONSTITUI??O EMOCIONAL PARA O EXERC?CIO PROFISSIONAL DOCENTE ? T?O IMPORTANTE QUANTO OS ASPECTOS COGNITIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CRENÇAS, LICENCIADOS EM PEDAGOGIA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID3809_30092021230917.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE SANTOS FRÓES" "autor_nome_curto" => "LILIANE FRÓES" "autor_email" => "lili.froes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81258 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2359 "inscrito_id" => 3809 "titulo" => "CRENÇAS DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "APRESENTAMOS NESTE ARTIGO ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS NA DISSERTA??O DE MESTRADO, VINCULADA ? LINHA DE PESQUISA: FORMA??O DE PROFESSORES, NO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCA??O CIENT?FICA E FORMA??O DE PROFESSORES (PPG- ECFP), OFERTADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB), CAMPUS DE JEQUI?-BA. TRATA-SE DE UMA INVESTIGA??O A PARTIR DA INFLU?NCIA DAS CREN?AS NA A??O E/OU COMPORTAMENTO DID?TICO DO PROFESSOR. COM BASE EM UM CONTEXTO E CEN?RIO SITUADO, TRATOU-SE DE RESPONDER ? PERGUNTA: QUAIS CREN?AS PREDOMINAM ENTRE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA, EM EXERC?CIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PARTICIPANTES DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE FORMA??O CONTINUADA EM SERVI?O, EM RELA??O ? MATEM?TICA E SEU ENSINO? NESTES TERMOS ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL, COMPREENDER AS CREN?AS PREDOMINANTES DESSES DOCENTES. UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTO METODOL?GICO, NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, A PESQUISA DE CAMPO. COM OS CRIT?RIOS DE INCLUS?O E EXCLUS?O DA PESQUISA, OBTIVEMOS UMA AMOSTRA COM SETE PROFESSORAS. PARA PRODU??O DOS DADOS, RECORREMOS ? AN?LISE DOCUMENTAL E QUESTION?RIO SEMIABERTO. OS QUAIS RECEBERAM O TRATAMENTO CONFORME AS T?CNICAS DE AN?LISE DE CONTE?DO PROPOSTA POR BARDIN E A AN?LISE DESSES SUSTENTARAM-SE NO REFERENCIAL TE?RICO ADOTADO. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS QUANTO ? NATUREZA DA MATEM?TICA, UMA CREN?A PREDOMINANTEMENTE PITAG?RICA COM FINALIDADE UTILITARISTA E QUANTO AO ENSINO DA MATEM?TICA, AS CREN?AS PREDOMINANTES FORAM: A PROCESSUAL GERATIVA E A PLAT?NICA. CONCLU?MOS QUE AS CREN?AS, ENQUANTO COMPONENTE DA DIMENS?O AFETIVA, S?O VE?CULOS QUE APARECEM NA DIFUS?O DO CONHECIMENTO MATEM?TICO, PELO(A) PROFESSOR(A), E A CONSTITUI??O EMOCIONAL PARA O EXERC?CIO PROFISSIONAL DOCENTE ? T?O IMPORTANTE QUANTO OS ASPECTOS COGNITIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CRENÇAS, LICENCIADOS EM PEDAGOGIA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID3809_30092021230917.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE SANTOS FRÓES" "autor_nome_curto" => "LILIANE FRÓES" "autor_email" => "lili.froes@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }