GESTÃO EDUCACIONAL NO TERCEIRO SETOR E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE SUJEITOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL DO BAIRRO DO VERGEL DO LAGO: ATUAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC) QUE ATUA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88702 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1474 "inscrito_id" => 12748 "titulo" => "GESTÃO EDUCACIONAL NO TERCEIRO SETOR E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE SUJEITOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL DO BAIRRO DO VERGEL DO LAGO: ATUAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC) QUE ATUA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ." "resumo" => "A presente pesquisa busca contribuir para as discussões e reflexões no campo educacional referente a gestão dos processos educativos que ocorrem em Organizações da Sociedade Civil e a sua importância para o desenvolvimento humano, social, cognitivo, cultural e político dos sujeitos, dessa forma, buscamos entender como a gestão educacional no terceiro setor impacta no desenvolvimento humano e social tantos dos sujeitos que são o público-alvo dessas Organizações, quanto da comunidade da qual a organização da sociedade civil está inserida. O trabalho foi realizado com base nas metodologias de estudo teórico, de autores que subsidiam nossa pesquisa e estudo de caso, de forma a aprofundar nosso estudo e investigar o fenômeno aqui abordado. Os dados dessa pesquisa foram desenvolvidos no Instituto Mandaver, organização da sociedade civil que compreende nosso campo de pesquisa. Nosso trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, para tecermos apontamentos e propiciar uma construção mais rica no que tange a discussão e problematização da temática. Para discutir e refletir sobre tal temática utilizaremos como principais referenciais teóricos: Freire (1977), Freire (1996), Gohn (2008) e Piaget (2002), Mañas e Medeiros (2012), Abrucio (2018) entre outros. O instituto tem possibilitado aos sujeitos que eles tenham uma formação social e cultural, através das oficinas de cultura e esporte, além de uma capacitação técnica que possibilite a sua inserção no mercado de trabalho. Desta forma, percebe-se que a gestão educacional da instituição está fortemente comprometida com o desenvolvimento de sujeitos, isto é, sujeitos humanos, conscientes, críticos e reflexivos de sua realidade. Uma gestão que acredita no poder de gente transformando gente, e com isso, transformando realidades sociais e humanas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12748_TB1474_13072022155925.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAN PATRÍCIA DE ALBUQUERQUE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MIRIAN" "autor_email" => "mirian.patriciaaf@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88702 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1474 "inscrito_id" => 12748 "titulo" => "GESTÃO EDUCACIONAL NO TERCEIRO SETOR E SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE SUJEITOS EM VULNERABILIDADE SOCIAL DO BAIRRO DO VERGEL DO LAGO: ATUAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC) QUE ATUA NO MUNICÍPIO DE MACEIÓ." "resumo" => "A presente pesquisa busca contribuir para as discussões e reflexões no campo educacional referente a gestão dos processos educativos que ocorrem em Organizações da Sociedade Civil e a sua importância para o desenvolvimento humano, social, cognitivo, cultural e político dos sujeitos, dessa forma, buscamos entender como a gestão educacional no terceiro setor impacta no desenvolvimento humano e social tantos dos sujeitos que são o público-alvo dessas Organizações, quanto da comunidade da qual a organização da sociedade civil está inserida. O trabalho foi realizado com base nas metodologias de estudo teórico, de autores que subsidiam nossa pesquisa e estudo de caso, de forma a aprofundar nosso estudo e investigar o fenômeno aqui abordado. Os dados dessa pesquisa foram desenvolvidos no Instituto Mandaver, organização da sociedade civil que compreende nosso campo de pesquisa. Nosso trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, para tecermos apontamentos e propiciar uma construção mais rica no que tange a discussão e problematização da temática. Para discutir e refletir sobre tal temática utilizaremos como principais referenciais teóricos: Freire (1977), Freire (1996), Gohn (2008) e Piaget (2002), Mañas e Medeiros (2012), Abrucio (2018) entre outros. O instituto tem possibilitado aos sujeitos que eles tenham uma formação social e cultural, através das oficinas de cultura e esporte, além de uma capacitação técnica que possibilite a sua inserção no mercado de trabalho. Desta forma, percebe-se que a gestão educacional da instituição está fortemente comprometida com o desenvolvimento de sujeitos, isto é, sujeitos humanos, conscientes, críticos e reflexivos de sua realidade. Uma gestão que acredita no poder de gente transformando gente, e com isso, transformando realidades sociais e humanas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID12748_TB1474_13072022155925.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAN PATRÍCIA DE ALBUQUERQUE FERREIRA" "autor_nome_curto" => "MIRIAN" "autor_email" => "mirian.patriciaaf@gmail.c" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }