A presente pesquisa busca contribuir para as discussões e reflexões no campo educacional referente a gestão dos processos educativos que ocorrem em Organizações da Sociedade Civil e a sua importância para o desenvolvimento humano, social, cognitivo, cultural e político dos sujeitos, dessa forma, buscamos entender como a gestão educacional no terceiro setor impacta no desenvolvimento humano e social tantos dos sujeitos que são o público-alvo dessas Organizações, quanto da comunidade da qual a organização da sociedade civil está inserida. O trabalho foi realizado com base nas metodologias de estudo teórico, de autores que subsidiam nossa pesquisa e estudo de caso, de forma a aprofundar nosso estudo e investigar o fenômeno aqui abordado. Os dados dessa pesquisa foram desenvolvidos no Instituto Mandaver, organização da sociedade civil que compreende nosso campo de pesquisa. Nosso trabalho tem como base a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, para tecermos apontamentos e propiciar uma construção mais rica no que tange a discussão e problematização da temática. Para discutir e refletir sobre tal temática utilizaremos como principais referenciais teóricos: Freire (1977), Freire (1996), Gohn (2008) e Piaget (2002), Mañas e Medeiros (2012), Abrucio (2018) entre outros. O instituto tem possibilitado aos sujeitos que eles tenham uma formação social e cultural, através das oficinas de cultura e esporte, além de uma capacitação técnica que possibilite a sua inserção no mercado de trabalho. Desta forma, percebe-se que a gestão educacional da instituição está fortemente comprometida com o desenvolvimento de sujeitos, isto é, sujeitos humanos, conscientes, críticos e reflexivos de sua realidade. Uma gestão que acredita no poder de gente transformando gente, e com isso, transformando realidades sociais e humanas.