REPASSABIO: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89010 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2167 "inscrito_id" => 13051 "titulo" => "REPASSABIO: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Um desafio para os(as) docentes que lecionam a disciplina de biologia na rede pública de ensino é a descoberta de instrumentos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem de seus discentes. Assim, a produção de jogos didáticos, surgem como uma alternativa viável, barata e criativa de superar os obstáculos como a falta de infraestrutura e materiais pedagógicos que as escolas públicas enfrentam. Objetivou-se com esta pesquisa a elaboração e construção de um jogo didático para a doação às escolas públicas do município de Itapipoca/CE utilizando, materiais de baixo custo. A metodologia para a produção do jogo deu-se em três etapas: no primeiro momento foi realizada uma consulta online, via formulário, aos docentes que lecionam a disciplina de biologia na rede pública de ensino, objetivando a identificação dos principais conteúdos da disciplina que, para estes, necessitavam de materiais pedagógicos. Como resultado desta etapa, a temática escolhida foi a citologia, estudo das células. No segundo momento os discentes participantes desta pesquisa puderam aplicar técnicas como o Brainstorming e a Matriz SWOT (também conhecida como FOFA), para buscar soluções e ideias criativas na construção deste jogo, sendo que, para isto, passaram por workshops específicos para a elaboração da metodologia deste jogo. E para finalizar, no terceiro momento deu-se a elaboração e construção do jogo didático para doação. Como resultado destas duas últimas etapas foi criado o jogo “RepassaBIO”, que teve como princípio norteador o jogo do passa ou repassa, utilizando perguntas relacionadas à temática escolhida. Ao final da pesquisa, o jogo didático “RepassaBIO” foi doado aos docentes de biologia/ciências de uma escola municipal e outra estadual no município de Itapipoca/CE. Conclui-se que o “RepassaBIO” serviu de instrumento facilitador no entendimento da temática citologia, produzindo efeitos significativos na aprendizagem para a comunidade escolar da rede pública de ensino no munícipio de Itapipoca/CE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13045_TB2167_29072022160738.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADNA NIRLIAN DIAS GOMES" "autor_nome_curto" => "ADNA NIRLIAN" "autor_email" => "adna.nirlian.dias10@aluno" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89010 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2167 "inscrito_id" => 13051 "titulo" => "REPASSABIO: JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "Um desafio para os(as) docentes que lecionam a disciplina de biologia na rede pública de ensino é a descoberta de instrumentos que facilitem o processo de ensino-aprendizagem de seus discentes. Assim, a produção de jogos didáticos, surgem como uma alternativa viável, barata e criativa de superar os obstáculos como a falta de infraestrutura e materiais pedagógicos que as escolas públicas enfrentam. Objetivou-se com esta pesquisa a elaboração e construção de um jogo didático para a doação às escolas públicas do município de Itapipoca/CE utilizando, materiais de baixo custo. A metodologia para a produção do jogo deu-se em três etapas: no primeiro momento foi realizada uma consulta online, via formulário, aos docentes que lecionam a disciplina de biologia na rede pública de ensino, objetivando a identificação dos principais conteúdos da disciplina que, para estes, necessitavam de materiais pedagógicos. Como resultado desta etapa, a temática escolhida foi a citologia, estudo das células. No segundo momento os discentes participantes desta pesquisa puderam aplicar técnicas como o Brainstorming e a Matriz SWOT (também conhecida como FOFA), para buscar soluções e ideias criativas na construção deste jogo, sendo que, para isto, passaram por workshops específicos para a elaboração da metodologia deste jogo. E para finalizar, no terceiro momento deu-se a elaboração e construção do jogo didático para doação. Como resultado destas duas últimas etapas foi criado o jogo “RepassaBIO”, que teve como princípio norteador o jogo do passa ou repassa, utilizando perguntas relacionadas à temática escolhida. Ao final da pesquisa, o jogo didático “RepassaBIO” foi doado aos docentes de biologia/ciências de uma escola municipal e outra estadual no município de Itapipoca/CE. Conclui-se que o “RepassaBIO” serviu de instrumento facilitador no entendimento da temática citologia, produzindo efeitos significativos na aprendizagem para a comunidade escolar da rede pública de ensino no munícipio de Itapipoca/CE." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13045_TB2167_29072022160738.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADNA NIRLIAN DIAS GOMES" "autor_nome_curto" => "ADNA NIRLIAN" "autor_email" => "adna.nirlian.dias10@aluno" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }