O LÚDICO E O ENSINO DA MATEMÁTICA: O JOGO “CAMA DE GATO” COMO FERRAMENTA DIDÁTICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89138 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2340 "inscrito_id" => 11305 "titulo" => "O LÚDICO E O ENSINO DA MATEMÁTICA: O JOGO “CAMA DE GATO” COMO FERRAMENTA DIDÁTICA" "resumo" => "Este trabalho foi realizado na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Alfredo Freyre, em Recife-PE, em uma turma do 2º ano do Curso Médio Técnico de Artes Visuais. O objetivo do trabalho foi desenvolver o ensino da Matemática por meio do lúdico, a fim de alcançar uma aprendizagem significativa e superar a rejeição por este componente curricular. Para tanto, foi utilizado como atividade lúdica o jogo “Cama de Gato”, que usa barbante ou elástico, manipulados com as mãos, para formar figuras geométricas. A partir das figuras geométricas formadas pelos estudantes, inseriram-se alguns conceitos relativos ao eixo temático de Geometria, do componente curricular Matemática. Como metodologia utilizou-se: a escuta por meio de rodas de diálogo, no início e no final do processo; a pesquisa sobre o jogo; a divisão da turma em duplas; o jogo “Cama de Gato”; a socialização das aprendizagens junto às outras turmas da escola e com os familiares dos discentes. Como resultados verificou-se: que as escutas possibilitaram a superação da rejeição pela Matemática e o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem; que o lúdico por meio do jogo “Cama de Gato”, serviu como uma mola propulsora para: o interesse, engajamento e protagonismo discente com relação à aprendizagem da Geometria/Matemática, aprendizagem significativa dos conteúdos, fortalecimento das relações interpessoais dentro e fora da escola e desenvolvimento do pensamento e raciocínio matemático com alegria, divertimento e cooperação. Concluiu-se então que o uso do lúdico e do jogo “Cama de gato” foram aliados da aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11305_TB2340_27112022195947.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO MAURÍCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RICARDO M SILVA" "autor_email" => "ricardoceegp@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89138 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2340 "inscrito_id" => 11305 "titulo" => "O LÚDICO E O ENSINO DA MATEMÁTICA: O JOGO “CAMA DE GATO” COMO FERRAMENTA DIDÁTICA" "resumo" => "Este trabalho foi realizado na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Alfredo Freyre, em Recife-PE, em uma turma do 2º ano do Curso Médio Técnico de Artes Visuais. O objetivo do trabalho foi desenvolver o ensino da Matemática por meio do lúdico, a fim de alcançar uma aprendizagem significativa e superar a rejeição por este componente curricular. Para tanto, foi utilizado como atividade lúdica o jogo “Cama de Gato”, que usa barbante ou elástico, manipulados com as mãos, para formar figuras geométricas. A partir das figuras geométricas formadas pelos estudantes, inseriram-se alguns conceitos relativos ao eixo temático de Geometria, do componente curricular Matemática. Como metodologia utilizou-se: a escuta por meio de rodas de diálogo, no início e no final do processo; a pesquisa sobre o jogo; a divisão da turma em duplas; o jogo “Cama de Gato”; a socialização das aprendizagens junto às outras turmas da escola e com os familiares dos discentes. Como resultados verificou-se: que as escutas possibilitaram a superação da rejeição pela Matemática e o envolvimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem; que o lúdico por meio do jogo “Cama de Gato”, serviu como uma mola propulsora para: o interesse, engajamento e protagonismo discente com relação à aprendizagem da Geometria/Matemática, aprendizagem significativa dos conteúdos, fortalecimento das relações interpessoais dentro e fora da escola e desenvolvimento do pensamento e raciocínio matemático com alegria, divertimento e cooperação. Concluiu-se então que o uso do lúdico e do jogo “Cama de gato” foram aliados da aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11305_TB2340_27112022195947.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO MAURÍCIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RICARDO M SILVA" "autor_email" => "ricardoceegp@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }