A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE CONCEPÇÕES, DISCURSOS E PRÁTICAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89391 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2664 "inscrito_id" => 8371 "titulo" => "A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE CONCEPÇÕES, DISCURSOS E PRÁTICAS" "resumo" => "Com o cenário pandêmico, houve a necessidade de mudanças no âmbito educacional, o que incluiu desde a apresentação de uma nova modalidade de ensino até a apropriação de tecnologias com fins educativos por parte de professores e alunos e adoção de recursos diferenciados. No Brasil, dado o contexto educacional inclusivo, um panorama ainda em construção, que exige do docente uma mudança atitudinal e uma maior instrumentalização, as metodologias se destacam por isso. No bojo do que compreendemos como metodologias escolares, está a flexibilização curricular, fundamental, para que mesmo à distância, os alunos fossem atendidos pelo sistema educacional. Operar metodologias a partir do que preconiza a flexibilização curricular, prevista por lei, implica que docente tenha domínio sobre ela. Mas que concepção de flexibilização curricular os docentes têm? Como ela se mostra no dia a dia da sala de aula? O trabalho “A flexibilização curricular na formação de professores: entre concepções, discursos e práticas” visa, pois, analisar as discussões e debates acerca da flexibilização curricular no recorte da educação inclusiva e de sua relevância da formação docente. Adota o seguinte questionamento central: É possível que o enfoque do tema na formação dos docentes implique alterações significativas nas práticas pedagógicas? Adotaremos como procedimento metodológico, nesse trabalho de natureza qualitativa, a pesquisa bibliográfica e documental, baseada em trabalhos sobre o tema como instrumentos legais, livros, teses e artigos científicos. Estes últimos com marco temporal dos últimos 5 anos. Os instrumentais técnicos utilizados serão o pensamento analítico, reflexivo e crítico sobre os pontos elencados. Os resultados pretendem revelar a importância da flexibilização curricular no espaço da formação de professores, na perspectiva de que o profissional formado esteja apto a atuar nesse contexto educacional de modificações constantes. Envolvendo em tal aspecto a noção de oportunidade para educadores repensarem sua formação, confrontando suas experiências e competências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8371_TB2664_29112022172446.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZY APARECIDA BATISTA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "Suzy Batista" "autor_email" => "suzyleal202@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89391 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2664 "inscrito_id" => 8371 "titulo" => "A FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ENTRE CONCEPÇÕES, DISCURSOS E PRÁTICAS" "resumo" => "Com o cenário pandêmico, houve a necessidade de mudanças no âmbito educacional, o que incluiu desde a apresentação de uma nova modalidade de ensino até a apropriação de tecnologias com fins educativos por parte de professores e alunos e adoção de recursos diferenciados. No Brasil, dado o contexto educacional inclusivo, um panorama ainda em construção, que exige do docente uma mudança atitudinal e uma maior instrumentalização, as metodologias se destacam por isso. No bojo do que compreendemos como metodologias escolares, está a flexibilização curricular, fundamental, para que mesmo à distância, os alunos fossem atendidos pelo sistema educacional. Operar metodologias a partir do que preconiza a flexibilização curricular, prevista por lei, implica que docente tenha domínio sobre ela. Mas que concepção de flexibilização curricular os docentes têm? Como ela se mostra no dia a dia da sala de aula? O trabalho “A flexibilização curricular na formação de professores: entre concepções, discursos e práticas” visa, pois, analisar as discussões e debates acerca da flexibilização curricular no recorte da educação inclusiva e de sua relevância da formação docente. Adota o seguinte questionamento central: É possível que o enfoque do tema na formação dos docentes implique alterações significativas nas práticas pedagógicas? Adotaremos como procedimento metodológico, nesse trabalho de natureza qualitativa, a pesquisa bibliográfica e documental, baseada em trabalhos sobre o tema como instrumentos legais, livros, teses e artigos científicos. Estes últimos com marco temporal dos últimos 5 anos. Os instrumentais técnicos utilizados serão o pensamento analítico, reflexivo e crítico sobre os pontos elencados. Os resultados pretendem revelar a importância da flexibilização curricular no espaço da formação de professores, na perspectiva de que o profissional formado esteja apto a atuar nesse contexto educacional de modificações constantes. Envolvendo em tal aspecto a noção de oportunidade para educadores repensarem sua formação, confrontando suas experiências e competências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8371_TB2664_29112022172446.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SUZY APARECIDA BATISTA DE CASTRO" "autor_nome_curto" => "Suzy Batista" "autor_email" => "suzyleal202@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }