O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90481 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4129 "inscrito_id" => 16806 "titulo" => "O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O artigo versa sobre as ações desenvolvidas em duas turmas, uma de 3º e uma de 4º ano do Ensino Fundamental, referentes ao ensino-aprendizagem de matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho tem como objetivo explanar ações desenvolvidas na modalidade de ensino remoto este, decorrente do isolamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19. A pesquisa se ampara em documentos como o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Base Comum Curricular (BNCC), além de autores (Mantoan, 2015; Silva, 2014; Carvalho 2005) que abordam aspectos relevantes da Educação Inclusiva. Da mesma forma, o manuscrito se alinha à defesa da matemática humanizada, conforme Ubiratan D'Ambrosio. De maneira geral, o texto explana as abordagens e as aprendizagens que permearam as ações desenvolvidas com alunos com TEA referentes à disciplina de matemática no período das aulas remotas nos anos letivos de 2020 e 2021 em um colégio da rede pública de ensino, localizado em Boa Vista, Roraima. Trata-se de um trabalho descritivo com enfoque qualitativo que apresenta e discute diferentes propostas didáticas na expectativa de atender o que os documentos voltados para a inclusão preconizam frente às questões educacionais. Nos resultados se evidenciam o alcance do objetivo traçado e as contribuições das estratégias didáticas para a aprendizagem matemática dos discentes com TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16806_TB4129_28092022205909.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SORAYA DE ARAÚJO FEITOSA" "autor_nome_curto" => "SORAYA" "autor_email" => "soraya.feitosa@ufrr.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90481 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4129 "inscrito_id" => 16806 "titulo" => "O ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "O artigo versa sobre as ações desenvolvidas em duas turmas, uma de 3º e uma de 4º ano do Ensino Fundamental, referentes ao ensino-aprendizagem de matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O trabalho tem como objetivo explanar ações desenvolvidas na modalidade de ensino remoto este, decorrente do isolamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19. A pesquisa se ampara em documentos como o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Base Comum Curricular (BNCC), além de autores (Mantoan, 2015; Silva, 2014; Carvalho 2005) que abordam aspectos relevantes da Educação Inclusiva. Da mesma forma, o manuscrito se alinha à defesa da matemática humanizada, conforme Ubiratan D'Ambrosio. De maneira geral, o texto explana as abordagens e as aprendizagens que permearam as ações desenvolvidas com alunos com TEA referentes à disciplina de matemática no período das aulas remotas nos anos letivos de 2020 e 2021 em um colégio da rede pública de ensino, localizado em Boa Vista, Roraima. Trata-se de um trabalho descritivo com enfoque qualitativo que apresenta e discute diferentes propostas didáticas na expectativa de atender o que os documentos voltados para a inclusão preconizam frente às questões educacionais. Nos resultados se evidenciam o alcance do objetivo traçado e as contribuições das estratégias didáticas para a aprendizagem matemática dos discentes com TEA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16806_TB4129_28092022205909.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SORAYA DE ARAÚJO FEITOSA" "autor_nome_curto" => "SORAYA" "autor_email" => "soraya.feitosa@ufrr.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }