RESUMO A profissão docente no contexto do Brasil imperial é o tema desse trabalho que pretende refletir acerca da produção do cargo público de professor nas províncias brasileiras em suas relações com a política partidarista local. Adota como espaço específico do estudo a província do Piauí no interstício temporal que cobre o período de 1860 a 1870. As análises sobre o tema referenciam-se na produção conceitual e metodológica d a História Social em suas interfaces com a assim chamada Nova História Política. Desta feita se fez a opção por trabalhar com algumas referências teórico-conceituais de autores que acreditamos serem essenciais para o entendimento do quadro reflexivo no qual a pesquisa irá se mover, a saber: Foucault (1988), Grahan (1990), Catani (2000) e Burke (2002). A pesquisa tem como fonte documental os relatórios dos presidentes da província no Piauí presentes no Arquivo Público Piauiense, além de bibliografia referente ao tema. O estudo indica que o magistério público no Piauí provincial era uma profissão de risco, pois ao mesmo tempo em que os professores eram pressionados pela burocracia imperial a manterem-se distantes das disputas político-partidárias, viam-se obrigados a definir posição nos conflitos políticos existentes, dado os laços de família, de amizade e apadrinhamento que mantinham com o chefe político local. Palavras-chave: Profissão docente, Exercício do poder, Clientelismo, Província do Piauí.