Pretende-se com essa pesquisa compreender historicamente as finalidades e perfis idealizados para os profissionais do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, as repercussões sobre as práticas didático-pedagógicas dos docentes, em especial dos que se ocupam com a disciplina História da Educação, e sobre os processos educativos expressos nos Planos de Ensino de tal disciplina, tendo em vista o estímulo à produção de conhecimento. Será que as finalidades e perfis profissionais que modelaram historicamente o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, influenciaram as práticas didático-pedagógicas dos docentes, de modo a promover, nas disciplinas ministradas, o ensino mediado pela pesquisa e a produção de conhecimento? Como se caracterizava a disciplina História da Educação nas diferentes matrizes curriculares implementadas no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará? De que forma o processo educativo proposto no Plano de Ensino da disciplina História da Educação pode impulsionar a escrita científica e a criatividade do aluno de graduação, mediante o estímulo à produção de conhecimento? Como se delineia, entre os discentes do curso de Pedagogia, a produção de conhecimento derivada das atividades acadêmicas aplicadas na disciplina História da Educação? Estudo bibliográfico e documental, como a aplicação de formulário eletrônico. Considerou-se o período histórico de 1954-2022. O exercício do trabalho docente na referida disciplina vem desencadeando muitos impactos positivos, uma vez que os discentes são imersos na formação teórica, mas também provocados a experimentar a escrita de textos acadêmicos como parte do processo avaliativo previsto nos Planos de Ensino. Por outro lado, a cada semestre acadêmico, ao final das disciplinas ministradas, são diversos os trabalhos produzidos no campo da História da Educação, como também variam as temáticas, os objetos de estudo construídos, as metodologias e fontes empregadas, o tempo de abrangência da pesquisa e os resultados a que chegam.