FREITAS, Bianca Nascimento De et al.. . CONEDU - História da Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91186>. Acesso em: 28/12/2024 00:05
O presente trabalho destina-se a desenvolver reflexões acerca dos conceitos de infância e família a partir da literatura enciclopédica, no recorte temporal situado entre os anos 1960-1970, em território brasileiro. Esta pesquisa insere-se, portanto, no campo de estudos sobre a historicidade da Educação no período da Ditadura Militar no Brasil. Elege-se como objeto a enciclopédia intitulada Nossas Crianças, publicada pela Editora Abril, compreendida como suporte central para um projeto de educação não obrigatoriamente formal, que visava entrelaçar os âmbitos escolares e familiares. Objetiva-se analisar, sobretudo, os temas que transcendiam os conteúdos escolares, considerados como relevantes ao universo familiar, enfocando seus textos, slogans, imagens e diagramação. Como referencial teórico-metodológico desta pesquisa, destaca-se Ariès (1981), Certeau (1980), Darnton (1986) e Martins (2008), por fornecerem fundamentações às análises dos conceitos de infância e família, no âmago de uma cultura historicamente situada, bem como orientações para o trato documental com as fontes históricas impressas e periódicas. Como indicativos de resultados, a pesquisa considera que as enciclopédias são fontes históricas relevantes para se acessar valores, modelos, regras e normatizações de uma época, a partir dos perfis sociais ali construídos, tidos como modernos e civilizados, ancorados em uma visão homogeneizante e moralizante para a construção do que seria um novo cidadão brasileiro.