Artigo CONEDU - História da Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-79-5

ALICE DE AZEVEDO MONTEIRO E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA ESCOLA (PARAÍBA, 1930-1940)

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 03 - História da Educação
"2022-07-12 14:39:56" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91190
    "edicao_id" => 244
    "trabalho_id" => 4862
    "inscrito_id" => 18298
    "titulo" => "ALICE DE AZEVEDO MONTEIRO E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA ESCOLA (PARAÍBA, 1930-1940)"
    "resumo" => "Alice de Azevedo Monteiro foi uma educadora e escritora paraibana, que exerceu o magistério nas primeiras décadas do século vinte. Especializada no modelo pedagógico Kindergarten (Jardim de Infância), foi diretora fundadora do Jardim de Infância Oficial da Paraíba, instalado na capital João Pessoa, no ano de 1934. Engajada na defesa da criança e de sua escolarização, atuou como professora formadora de jardineiras, por meio de “literatura pedagógica” voltada à formação e à prática docente. Os escritos escolares de D. Alice, publicados na Revista do Ensino da Paraíba (1932-1942), versam sobre a criança, a educadora infantil, o jardim de infância, os métodos e processos de ensino, as brincadeiras e as aprendizagens infantis na primeira escola; dialogando com as teorias dos principais estudiosos da pedagogia infantil dos séculos dezenove e vinte. Tendo em vista a contextualização proposta, o artigo objetiva refletir as teorizações e propostas educativas racionalmente sistematizadas pela professora Alice de Azevedo Monteiro, em observância às teorias de Friedrich Froebel, John Dewey, Maria Montessori e Jean-Óvide Decroly. Com base na teoria da forma e do modo escolar de socialização, as ideias e propostas educativas defendidas por essa educadora são entendidas enquanto um conjunto de “saberes autorizados”, condizentes tanto à pedagogia da Educação Moderna (“caixa de utensílios”) como à pedagogia da Nova Educação (“ciência da biblioteca")."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "63da4f8212e68_01022023083946.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:45:41"
    "updated_at" => "2023-02-01 08:39:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERCÍLIA MARIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "HERCÍLIA"
    "autor_email" => "fernandeshercilia@hotmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "historia-da-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:39:56"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91190
    "edicao_id" => 244
    "trabalho_id" => 4862
    "inscrito_id" => 18298
    "titulo" => "ALICE DE AZEVEDO MONTEIRO E A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PRIMEIRA ESCOLA (PARAÍBA, 1930-1940)"
    "resumo" => "Alice de Azevedo Monteiro foi uma educadora e escritora paraibana, que exerceu o magistério nas primeiras décadas do século vinte. Especializada no modelo pedagógico Kindergarten (Jardim de Infância), foi diretora fundadora do Jardim de Infância Oficial da Paraíba, instalado na capital João Pessoa, no ano de 1934. Engajada na defesa da criança e de sua escolarização, atuou como professora formadora de jardineiras, por meio de “literatura pedagógica” voltada à formação e à prática docente. Os escritos escolares de D. Alice, publicados na Revista do Ensino da Paraíba (1932-1942), versam sobre a criança, a educadora infantil, o jardim de infância, os métodos e processos de ensino, as brincadeiras e as aprendizagens infantis na primeira escola; dialogando com as teorias dos principais estudiosos da pedagogia infantil dos séculos dezenove e vinte. Tendo em vista a contextualização proposta, o artigo objetiva refletir as teorizações e propostas educativas racionalmente sistematizadas pela professora Alice de Azevedo Monteiro, em observância às teorias de Friedrich Froebel, John Dewey, Maria Montessori e Jean-Óvide Decroly. Com base na teoria da forma e do modo escolar de socialização, as ideias e propostas educativas defendidas por essa educadora são entendidas enquanto um conjunto de “saberes autorizados”, condizentes tanto à pedagogia da Educação Moderna (“caixa de utensílios”) como à pedagogia da Nova Educação (“ciência da biblioteca")."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "63da4f8212e68_01022023083946.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 10:45:41"
    "updated_at" => "2023-02-01 08:39:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HERCÍLIA MARIA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "HERCÍLIA"
    "autor_email" => "fernandeshercilia@hotmail"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "historia-da-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - História da Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:39:56"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 244
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "historia-da-educacao"
        "nome" => "CONEDU - História da Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg"
        "timbrado" => "62cdb1ecd9385_12072022143956.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:39:56"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 244
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "historia-da-educacao"
        "nome" => "CONEDU - História da Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT03"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b7a5b2d1f_30012023092717.jpg"
        "timbrado" => "62cdb1ecd9385_12072022143956.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:39:56"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 138
                "edicao_id" => 244
                "codigo" => "978-65-86901-79-5"
                "capa" => "63d7b7a5b69b9_30012023092717.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - História da Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ROSANGELA SILVA OLIVEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALANNY PAULO RICARDO DE ALMEIDA (UFRN)<br />\r\n
                  ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIR&Ocirc;A (ASCES)<br />\r\n
                  ANA PAULA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n
                  ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA (UFRN)<br />\r\n
                  ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS (UESPI)<br />\r\n
                  JEFFERSON MELO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  JOANA BATISTA DE SOUZA (UEMA)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ANTONIO DE SOUSA LIRA (SEDUC-Nova Iorque/MA)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO &nbsp;<br />\r\n
                  MARCO AUR&Eacute;LIO GODINHO RODRIGUES (UEMA)<br />\r\n
                  MARCOS AURELIO DORNELAS ARQUIVO P&Uacute;BLICO PERNAMBUCO<br />\r\n
                  MARIA LUIZA SANTOS GAMA (UEMA)<br />\r\n
                  MARYLUCIA CAVALCANTE SILVA (UNIFESP)<br />\r\n
                  MEIRELENE PEREIRA FROES LIMA (UFMA Campus Bacabal)<br />\r\n
                  NIEDJA FERREIRA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAIMUNDO J BARBOSA BRAND&Atilde;O (UEMA)<br />\r\n
                  RANILSON EDILSON DA SILVA (UNIVERSIDADE S&Atilde;O MARCOS)<br />\r\n
                  ROSANA MARIA DOS SANTOS (UFRPE)<br />\r\n
                  ROSE MARY SOARES RIBEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  SAL&Acirc;NIA MARIA BARBOSA MELO (UEMA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b7a5b737a_30012023092717.pdf"
                "arquivo" => "30012023100032-CONEDU---GT-03.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:39:56"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 138
                "edicao_id" => 244
                "codigo" => "978-65-86901-79-5"
                "capa" => "63d7b7a5b69b9_30012023092717.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - História da Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  ROSANGELA SILVA OLIVEIRA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALANNY PAULO RICARDO DE ALMEIDA (UFRN)<br />\r\n
                  ANA PAULA RODRIGUES FIGUEIR&Ocirc;A (ASCES)<br />\r\n
                  ANA PAULA SILVA OLIVEIRA (UEMA)<br />\r\n
                  ARTHUR CASSIO DE OLIVEIRA VIEIRA (UFRN)<br />\r\n
                  ENAYDE FERNANDES SILVA DIAS (UESPI)<br />\r\n
                  JEFFERSON MELO DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  JOANA BATISTA DE SOUZA (UEMA)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O ANTONIO DE SOUSA LIRA (SEDUC-Nova Iorque/MA)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA GON&Ccedil;ALVES BUENO &nbsp;<br />\r\n
                  MARCO AUR&Eacute;LIO GODINHO RODRIGUES (UEMA)<br />\r\n
                  MARCOS AURELIO DORNELAS ARQUIVO P&Uacute;BLICO PERNAMBUCO<br />\r\n
                  MARIA LUIZA SANTOS GAMA (UEMA)<br />\r\n
                  MARYLUCIA CAVALCANTE SILVA (UNIFESP)<br />\r\n
                  MEIRELENE PEREIRA FROES LIMA (UFMA Campus Bacabal)<br />\r\n
                  NIEDJA FERREIRA DOS SANTOS (UFPB)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAIMUNDO J BARBOSA BRAND&Atilde;O (UEMA)<br />\r\n
                  RANILSON EDILSON DA SILVA (UNIVERSIDADE S&Atilde;O MARCOS)<br />\r\n
                  ROSANA MARIA DOS SANTOS (UFRPE)<br />\r\n
                  ROSE MARY SOARES RIBEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  SAL&Acirc;NIA MARIA BARBOSA MELO (UEMA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b7a5b737a_30012023092717.pdf"
                "arquivo" => "30012023100032-CONEDU---GT-03.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:39:56"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:12"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Alice de Azevedo Monteiro foi uma educadora e escritora paraibana, que exerceu o magistério nas primeiras décadas do século vinte. Especializada no modelo pedagógico Kindergarten (Jardim de Infância), foi diretora fundadora do Jardim de Infância Oficial da Paraíba, instalado na capital João Pessoa, no ano de 1934. Engajada na defesa da criança e de sua escolarização, atuou como professora formadora de jardineiras, por meio de “literatura pedagógica” voltada à formação e à prática docente. Os escritos escolares de D. Alice, publicados na Revista do Ensino da Paraíba (1932-1942), versam sobre a criança, a educadora infantil, o jardim de infância, os métodos e processos de ensino, as brincadeiras e as aprendizagens infantis na primeira escola; dialogando com as teorias dos principais estudiosos da pedagogia infantil dos séculos dezenove e vinte. Tendo em vista a contextualização proposta, o artigo objetiva refletir as teorizações e propostas educativas racionalmente sistematizadas pela professora Alice de Azevedo Monteiro, em observância às teorias de Friedrich Froebel, John Dewey, Maria Montessori e Jean-Óvide Decroly. Com base na teoria da forma e do modo escolar de socialização, as ideias e propostas educativas defendidas por essa educadora são entendidas enquanto um conjunto de “saberes autorizados”, condizentes tanto à pedagogia da Educação Moderna (“caixa de utensílios”) como à pedagogia da Nova Educação (“ciência da biblioteca").

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.